Vamos prestigiar o underground?

20862

Por Rogério Rigoni

Fala, meninas e meninos do ROCK!

A nossa querida “cena independente autoral” merece respeito e precisa ser ouvida. É  no underground que você encontra diversos estilos musicais que não morreram, mesmo as rádios abertas te dizendo o contrário.

O rock e suas vertentes estão pulsando forte no melhor estilo “faça você mesmo”. Eu e a Ângela, que temos nosso humilde programa na UEL FM, que o diga. Nesse quase um ano de rádio e outros tantos na nossa antiga rádio AntenaZero descobrimos muitas bandas fodas nas nossas pesquisas, bandas de diferentes cidades e estados que, na minha modesta opinião, deveriam estar no topo das paradas, lotando grandes festivais por este país.

Você, que acha que o rock morreu, já deu uma pesquisada ou disponibilizou algumas horas do seu tempo para ouvir um programa que é voltado pra “cena” ou foi em um bar ou festival independente onde rolam várias bandas do movimento? Se ainda não ouviu ou não foi, eu posso te dizer, com toda certeza, você está perdendo. 

Você, que só dá moral pra bandas cover que só tocam nostalgia pra ganhar público, também está perdendo. 

O rock não morreu. Ele tá vivo e pulsando forte no underground. E você pode conhecer e fortalecer nosso underground
Fotos: Freepik

Eu sei que, na nossa Londrina sem cultura o que dá público é banda cover, o que lota bar é banda cover, o que lota a sexta na Concha é banda cover, tirando os food trucks. Temos poucos bares que abrem espaço para o underground e música autoral. E bares legais que abriram espaço, fecharam por falta de público.

Isso pra mim é um absurdo. Eu tiro essa acompanhando a “cena” pulsante de Curitiba, lotando bares, prestigiando bandas locais, fazendo e indo em festivais, comprando os discos e EP’s das bandas, comprando camisetas, “amarradão” no movimento.

Valorize o underground

Eu agradeço aos deuses do rock por termos o Barbearia e o Rocha’s Rock que resistem e abrem seu espaço para a cena independente autoral. Eu agradeço a galera que “cola” nos shows. Eu agradeço as bandas que por lá passam matando a nossa sede de música de verdade, feita por pessoas de verdade. Eu agradeço ao Cientista pelo Festival Let’s Go Grrrls, eu agradeço ao Marcelo pelo Festival Demo Sul. Toda essa galera citada acima prova que o underground é FODA!

Abra sua mente e se ligue, vá nos shows da “cena”, pesquise sobre, compartilhe se você curtiu uma ou mais bandas, compre seu merchan, compre o disco, prestigie o bar que abrem suas portas para a cena independente autoral, caia na pista e dance sem moderação!

Tenha um ótimo final de semana!

FORA, TIAGO AMARAL!

SEM ANISTIA PRA GOLPISTA SAFADO!

Rogério Rigoni

Tem muita banda autoral por esse Brasil enorme e aqui trazemos mais 20 delas. Fortaleça o underground brasileiro

“FALA, MENINAS E MENINOS DO ROCK”! Assim começa o programa o DNA Rock Brasil, pela radio UEL FM! Sou um dos apresentadores e falo do que amo desde que me conheço por gente: música! E se for autoral, melhor ainda! E já que não tive uma banda, me realizo falando e escrevendo sobre rock and roll!

Punk de alma e de coração, vivendo em paz ! E…BORA PRO ROCK!

Me sigam no Instagram: @dna_rock_brasil

Leia mais colunas DNA do Rock

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINE̅NSE.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse