Por Marcelo Minka
Semana terminando e frente fria chegando, termômetros marcando 11° na manhã de sábado, enquanto o sol começa a dar as caras atrás de nuvenzinhas esparsas tentando iluminar a fazendinha chamada Londrina. E nada de novo nos cinemas, Tom Cruise e dinossauros dominando quase todas as salas, além de alguns lançamentos irrelevantes. Pra quem já viu Top Gun e Jurassic World, prepare os cobertores e a pipoca para a estreia na Disney + da série Ms. Marvel.
Não confunda a super-heroína Capitã Marvel (filme de 2019), interpretada por Brie Larson, com a Ms. Marvel. A série apresenta a personagem Kamala Khan, uma adolescente nerd, fã de super-heróis, em especial da Capitã Marvel. Kamala é muçulmana, de família paquistanesa, uma jovem de pele morena que cresceu nos Estados Unidos.
A série contará com 06 episódios e gira em torno da vida social de Kamala, sua família, seus amigos e inimigos, seu bairro e, é claro, seu primeiro amor. A produção toda, passando pela cenografia, direção de arte, fotografia, focam no público adolescente, assim como a personagem central da trama. As ruas, o ritmo, as cores em movimentos caóticos, movimento acelerado da história, cenas curtas, ângulos agudos de câmera e muita imaginação, como se realmente estivéssemos dentro de um caótico cérebro de 18 anos.
Criada pela comediante e roteirista britânica Bisha K. Ali (Loki – 2021), Kamala é uma típica adolescente, cheia de inseguranças, não consegue se encaixar na escola onde é discriminada por sua etnia, sente que nasceu em uma família errada, não conseguindo viver na mesma realidade cultural de seus pais. Adora passar a maior parte do dia conectada às redes sociais, jogando videogames e escrevendo fanfictions.
Um ponto fortíssimo da série é sua cenografia, tanto das locações interiores quanto das locações exteriores. Nos interiores tentamos a todo momento visualizar os detalhes, os pôsteres nas paredes, os porta-retratos, os badulaques étnicos, tudo significa. Nas ruas por onde Kamala anda tudo se movimenta, os grafites têm vida, a Street Art pulsa, como se estivéssemos em uma Ásia de Andy Warhol.
Além da produção impecável, marca registrada da Marvel, outro grande trunfo da série é a atriz Iman Vellani, de 19 anos. O interessante é que este projeto é a estreia de Iman como atriz, e ela arrebenta, nos conquista com sua simpatia contagiante. Na vida real, Iman também é fã de Kamala e de todo Universo Marvel e isto talvez explique sua desenvoltura frente às câmeras.
Ms. Marvel, série feita para adolescentes, mas tão bem feita que se transforma em boa diversão para qualquer idade.
Marcelo Minka
Graduado em licenciatura em Artes Visuais, especialista em Mídias Interativas e mestre em Comunicação com concentração em Comunicação Visual. Atua como docente em disciplinas de Artes Visuais, Semiótica Visual, Antropologia Visual e Estética Visual. Cinéfilo nas horas vagas.
Foto: Divulgação