Skip to content

TODA BONITA: Esfoliação facial, o que é e qual a diferença entre os dois tipos

Hoje vamos falar de um passo que pouca gente se lembra de fazer na sua rotina de beleza, a esfoliação!

Esse procedimento nada mais é do que uma etapa que promove a remoção de sujidades através de partículas minúsculas que causam uma leve abrasão na camada superficial da pele e, além de remover a oleosidade acumulada, estimula a renovação celular. A esfoliação pode ser química ou física.

Existem no mercado da beleza muitos produtos para a realização da esfoliação química. Tais cosméticos usam ativos químicos em forma de creme ou gel a base de ácidos como glicólico, retinóico ou salicílico em proporções baixas de porcentagem que não chegam a prejudicar a camada mais superficial da pele.

Este tipo de esfoliação, por conter ativos mais potentes, é indicada para peles que apresentam acne (espinha) ou sensíveis uma vez que não necessita ser friccionando sobre a pele, apenas uma leve massagem espalhando o produto já garante a eficácia da aplicação.

Lembrando que, essa etapa, deve ser orientada por um profissional qualificado e, quando manipulado o produto, somente com receita para se consumidor final utilizar.

Já a esfoliação física promove a remoção de células mortas da pele através do atrito físico.

Normalmente pode ser realizada de forma caseira quando se une algo que seja emoliente (cremes, óleo de coco, mel) a grânulos (sementes ou açúcar).

Sua aplicação deve ser feita de forma leve e não aplicando força na fricção da mistura com a pele, para não causar lesões ou vergalhões indesejados!

Se realizada em domicílio, como acima, sua frequência  deve ser de uma vez por semana em peles secas e até duas vezes em oleosas. Já em centros estéticos profissionais, os peeling de diamante ou cristal podem ser feitos conforme a necessidade da pele após avaliação.

Lembrando que este procedimento deve ser feito em uma pele que esteja hidratada, viçosa e sem irritações e que, após a sua realização, deve continuar recebendo hidratação e aplicar a proteção solar.

Foto: Visual Hunt

Rebecca Mendes 


Graduada em Direito, encontrei na faculdade de Estética e Cosmética a minha paixão: melhorar a auto-estima das mulheres. Com especializações vários ramos da cosmetologia, atuo na área com espaço próprio, que alia ateliê de beleza com cursos ministrados e loja de cosméticos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.