Skip to content

Dicas práticas para o dia a dia na maquiagem

Por Anatólia Mazur

Você sabia que o processo mais importante e responsável pela sua maquiagem perfeita não é a maquiagem e, sim, o cuidado que você tem com a sua pele? Pois é, antes de qualquer maquiagem, elaborada ou básica, é muito importante que a nossa pele passe por um processo de limpeza e auto cuidado. Manter a pele sempre limpa e bem hidratada é fundamental. E para isso não existe segredo algum, basta usar produtos próprios pro seu tipo de pele (sabonete e hidratante) e depois aplicar um bom tônico pra retirar todo e qualquer resíduo de maquiagem e poluição.

Opte sempre por usar bases líquidas ou cremosas e não se esqueça nunca do protetor solar se a maquiagem for usada durante o dia (só a maquiagem não protege a pele). Existem muitas bases já com efeito de proteção solar. Mas o único problema dessas bases com fator é que, se a pessoa usar o protetor e mais a base com fator, o acabamento da maquiagem não ficará suave por conta das camadas que ficaram na pele. Tome muito cuidado ao usar os dois produtos, pois as texturas são diferentes e podem causar rachaduras na sua base, deixar a pele muito mais oleosa e, até mesmo, a base oxidar em excesso. Por isso escolha sempre ou o protetor ou uma base com proteção e evite os dois juntos.

Não pense que para acertar na sua make você precisa de uma maquiagem mega elaborada. Engana-se quem pensa assim, pois muitas das mulheres que dizem que não sabem se maquiar podem arrasar na make usando dicas práticas e poucos produtos. Cuide bem da sua pele e a make simples com um simples batom, uma boa máscara de cílios já fará toda a diferença e você ficará maravilhosa todos os dias.

Foto: Pexels

Já pra conseguir fazer um olho bem esfumadinho e um bom delineado perfeito, é preciso prática, muitaaaa prática mesmo. Por isso se você não tem tempo de treinar e praticar essas técnicas, opte por uma make mais clean, muito mais natural e se sentirá maravilhosa mesmo assim e não se sentirá frustrada por não saber fazer um delineado.

A dica principal é sempre seguir as etapas e ir de adequando a sua rotina e aos produtos que você mais gosta. Nunca se esqueça, na maquiagem do dia a dia, o menos é sempre mais, faça o que gosta e se sinta maravilhosa sempre.

Dica de base e corretivo:

Essa etapa é a principal da maquiagem e é a causadora dos maiores erros, deixando muitas com cara de fantasminhas. Lembre-se sempre que, quando for comprar um desses produtos, teste ele no seu rosto (maxilar ) e nunca em sua mão. Só assim você conseguirá achar o tom exato da sua pele e não vai correr o risco de sair ou mais clara ou mais escura do que é. Com o auxílio de uma esponja ou um pincel, espalhe a base sobre todo o seu rosto, uniformizando assim todas as imperfeições que possa ter na pele e nunca passe no pescoço e colo (só será necessário se a base estiver errada).

Na sequência, aplique o corretivo nas áreas que sentir necessidade, por exemplo, olheiras ou manchinhas na pele que se sobressaiam com a base. Só será necessário usar um corretivo antes da base se as olheiras forem muito expressivas, aí sim será necessário um corretivo de cor amarela, verde ou lilás. Cada um deles é ideal pra cada situação. Por exemplo:

Amarelo – Olheiras aroxeadas

Verde – Manchas de acne vermelhas

Lilás – Sardas e manchas mais escuras.

Dica pros Olhos:

Foto: Pexels

Os olhos exigem sempre um cuidado a mais, uma boa coordenação e atenção com os pincéis e as cores. Até por esse motivo, muitas prefiram começar a make sempre pelos olhos, para se acaso errar e for necessário refazer não precisará refazer a pele também. Mas mesmo começando pelos olhos é necessária muita atenção e ter bastante cuidado pra não deixar nada exagerado e nem borrado na hora do acabamento. Com cuidado e dedicação, se consegue chegar ao resultado desejado.

Para ter um efeito perfeito, vai depender da aplicação e do pincel correto pra se chegar a um esfumado perfeito. Comece sempre usando uma sombra tom nude clara pra selar a pálpebra e só depois vai adicionando outras cores.

E os cílios, qual a dica pra deixá-los efeito boneca??  A dica é aplicar várias camadas de máscara de cílios: no mínimo duas e o máximo não existe. Aplique até se sentir poderosa. Use somente nos cílios superiores se quiser ter um efeito mais natural.

Dica de ouro: Caso seu rímel esteja ressecado, coloque nele gotas de soro fisiológico (de 2 a 5 gotas), assim sua máscara poderá ainda ser usada por várias vezes.

Dica de batom:

Foto: Pexels

Aplique seu batom e retire sempre o excesso com um papel absorvente. Caso ainda queira que ele dure mais, aplique uma leve camada do seu pó (compacto ou mineral) e aplique mais uma camada, assim seu batom durará muito mais e ficará com a cor linda o dia todo.

Caso queira deixar seus lábios com a ilusão de serem maiores, faça um contorno na boca com um lápis ou um batom um pouco mais escuro pelo lado de fora esfumando bem com o dedo ou um pincel e depois use um batom com tom um pouco mais claro ou até mesmo cintilante. Nesse caso, use e abuse dos brilhos labiais ou gloss cintilantes. Já pra diminuir inverta o contorno, faça o mesmo processo só que por dentro da boca e EVITE os brilhos e os gloss cintilantes e opte sempre por batons matte escuros e opacos.

Agora me diz, depois de ler todas as dicas e passo a passo básico de maquiagem, que tal se animar e para fazer a sua make?

Anatólia Mazur

Maquiadora profissional desde 2016. Especialista e cuidados com a pele e maquiagem pra ensaios e que realça ainda mais a beleza natural da mulher.

Foto: Freepick

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.