Por Anatólia Mazur
As apaixonadas por maquiagem vão concordar comigo… um bom contorno e iluminação transformam a maquiagem e dão uma simetria em nosso rosto, destacando ou neutralizando as áreas que queira dar menos destaque.
Usar contorno e iluminação é como se tivesse uma photoshop natural sendo feito na hora da maquiagem, uma mágica com apenas pó e pincéis. Essa técnica é muito usada em desfiles, festas e sim, no nosso dia a dia. Literalmente um jogo de luz e sombra na nossa pele. Escondendo com um tom mais escuro as partes que queira suavizar e ressaltando com um iluminador as áreas que queira dar destaque. Quer aprender a fazer? Siga as dicas
Onde e como passar o contorno
O contorno sempre é usado em pontos que você queira disfarçar, por exemplo bochechas, papada, testa e nariz.
Você pode apostar tanto nas versões em pó, se quiser um acabamento mate, e os cremosos, para uma pele mais viçosa. Um blush com tom terroso também pode ser usado ou produtos próprios para contorno.
Para que a cor do contorno não esteja errada, você pode apostar naquele bronzer que você não vive sem, que quando quer ficar com a aparência mais bronzeada? Vai e arrasa! O correto é que seja dois tons mais escuro que seu tom de pele, para deixar m resultado mais leve e não ficar muito forçado.
O truque sempre é aplicar o contorno onde quer criar profundidade. Como por exemplo, abaixo da maçã do rosto (pra dar a impressão de bochecha mais fina), no topo da testa (pra dar a impressão de testa menor), nas laterais do queixo (pra afinar a papada) e nas laterais do nariz (pra criar a ilusão de nariz mais fino).
Pontos de iluminação
Ao contrário do contorno, a iluminação precisa ser dois tons mais claros que o seu tom correto pra poder dar destaque nos pontos que você queira destacar no rosto. Pode ser usado, para essa técnica, um corretivo ou até mesmo uma sombra nude iluminadora que fará perfeitamente esse papel. O efeito com o corretivo fica mais natural e com a sombra nude cintilante um efeito mais festivo por ser produto com brilho.
Devem ser usados também, para um efeito de maior destaque, para iluminar as sobrancelhas; no cantinho dos olhos, para dar um olhar com maior destoque; no centro da testa; na pontinha e no meio do nariz; acima do blush, no arco do cupido e no centro do queixo. Essas são as opções de destaque no rosto. O segredo é fazer testes sempre para descobrir qual o produto que você mais se identifica e o que fica melhor no seu rosto!
Também pode ser usado iluminador misturado no corretivo pra ter o efeito de pele Glow e usados em partes do rosto especiais. Caso você seja uma das amantes da pele Glow, se joga misturando o iluminador na base e aplica na pele toda tornando assim uma maquiagem iluminada e com um efeito mega lindo e especial.
Anatólia Mazur
Maquiadora profissional desde 2016. Especialista e cuidados com a pele e maquiagem pra ensaios e que realça ainda mais a beleza natural da mulher.
Foto: Pexels