Skip to content

Série Mulheres Artistas: Margaret Keane

Margaret Keane nasceu em15 de setembro de 1927 em Nashville, Tennessee, EUA. Seu nome verdadeiro é Peggy Doris Hankins. Para quem não sabe ela é a protagonista de uma disputa de divórcio noticiada pelo mundo todo nos anos 70. Quem assistiu “Big Eyes”, do diretor Tim Burton? O filme conta o período do seu segundo casamento com Walter Keane (ela se casou três vezes).

Margaret e suas obras – Foto: Reprodução da internet

Keane tinha os meios e os conhecimentos na área para vender suas obras, então Walter começou a comercializar as obras da esposa como se fossem as dele. Ele era abusivo e controlador. Farta do casamento e extremamente angustiada, Margaret pede o divórcio e foi aí que a batalha judicial começou…

Na época, suas obras já estavam famosas e extremamente lucrativas. O final do impasse se deu quando um jornalista propôs uma competição entre os dois a fim de determinar a autoria dos trabalhos! Walter não compareceu. A competição foi filmada para TV e para os jornais.

Margaret mudou da Califórnia para o Havaí e ainda pinta! Suas obras geralmente tem como tema mulheres, crianças ou animais com grandes olhos, como se fossem janelas para a alma, assim como os babilônios faziam há séculos.


Foto: Reprodução da internet

Procurando alguns textos sobre ela, encontrei um relato em que fala da sua busca pela espiritualidade, muito interessante! Margaret também lamenta os 12 anos que passou influenciada por Walter, que praticamente a transformou em uma máquina de produção de quadros, ganhando mais e mais dinheiro às custas dela! A ponto dela quase perder sua identidade!

E quantas mulheres pela historia afora não foram submetidas a isso? Obrigadas inclusive a usarem nomes masculinos, para que suas obras fossem ao menos vistas ou lidas…

Existem casos de mulheres artistas, de famílias abastadas que foram impedidas de serem profissionais,  algumas obrigadas a se casarem ou internadas em sanatórios como loucas, ou vivendo nas sombras dos seus companheiros (nem acho que “companheiros” seja o termo certo! Algozes fica melhor!).


Foto: Reprodução da internet

A partir desse mês, a coluna fará uma homenagem a todas as mulheres artistas, cada semana trarei um pouco da história de cada uma delas! Algumas vocês já conhecem, outras tão maravilhosas quanto, não são tão conhecidas do grande público. 

A dica de filme, claro é “BIG EYES”! Grande diretor e atores incríveis! A história de uma vencedora! 

Grande semana para vocês!!

Angela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Foto: Reprodução da internet

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.