Skip to content

UEL e UEM estão entre as universidades mais sustentáveis do mundo

Avaliação é do UI GreenMetric World University Ranking.

AEN

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão entre as instituições de ensino superior mais sustentáveis do mundo, segundo o UI GreenMetric World University Ranking 2020. Elaborado anualmente pela GreenMetric, uma rede global de universidades voltada à sustentabilidade ambiental, o ranking foi publicado em dezembro.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destaca as ações das universidades estaduais que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “As universidades desenvolvem vários projetos voltados à conservação e preservação de ecossistemas, a fim de racionalizar o consumo de recursos naturais, para diversificar o uso das fontes, entre elas as de energia renovável”, diz ele.

A UEL ocupou a posição global 530 e a UEM a posição 537. São as únicas instituições públicas do Paraná a figurar na lista mundial, demonstrando as boas práticas de sustentabilidade ambiental empreendidas por ambas.

Considerando somente o território brasileiro, as duas universidades estão em 27º e 28º lugar, na mesma ordem. Já na América Latina, a UEL está na 74ª colocação e a UEM na 75ª posição do ranking.

Nesta edição, foram avaliadas 912 instituições, sendo 38 brasileiras. Nos critérios de avaliação, o ranking considerou seis indicadores: áreas verdes; consumo de energia; gestão de resíduos; tratamento de água; mobilidade; e educação ambiental. Esses aspectos têm impacto direto na redução da emissão de gases de efeito estufa e na diminuição do aquecimento global.

Para os dirigentes das universidades estaduais, a sustentabilidade ambiental é uma questão que começa a ser amplamente debatida na comunidade universitária, aliada à necessidade de inovação, e um dos principais valores propiciados é a Responsabilidade Socioambiental.

De forma unânime, eles enfatizam a necessidade de promover mudança cultural com os princípios da sustentabilidade no meio acadêmico e científico.

“Esse resultado reflete o compromisso da Universidade com a sustentabilidade e a busca de alternativas para alcançarmos tal objetivo”, destaca o reitor da UEL, professor Sérgio Carlos de Carvalho. “A universidade está empenhada em promover a sustentabilidade em diferentes frentes, dentro e fora de seus campi, em atividades lideradas pelos departamentos acadêmicos e administrativos”, acrescenta o vice-reitor da UEM, professor Ricardo Dias Silva.

RANKING – Criado em 2010, pela Universidade da Indonésia (UI), o UI GreenMetric World University Ranking tem como objetivo mensurar ações que tornam os campi universitários mais sustentáveis, do ponto de vista ambiental, classificando as instituições, de acordo com as melhores práticas e programas desenvolvidos.

Clique aqui para consultar o ranking de 2020.

Compartilhar:

2 Comentários

  1. Writing with style and getting good compliments on the article is quite hard, to be honest.But you’ve done it so calmly and with so cool feeling and you’ve nailed the job. This article is possessed with style and I am giving good compliment. Best!

  2. A good blog always comes-up with new and exciting information and while reading I have feel that this blog is really have all those quality that qualify a blog to be a one.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.