Acordo com a empresa indiana Tata Consultancy Services vai implementar
plataforma de ensino educacional para as escolas municipais de forma gratuita
O LONDRINENSE com assessoria
Um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Educação e a empresa indiana de tecnologia Tata Consultancy Services do Brasil Ltda. (TCS) pode resultar em uma alternativa para a educação londrinense durante a pandemia. O acordo deve ser assinado na próxima quarta-feira (12), às 14 horas, entre a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e os representantes da empresa, na sede da secretaria, que fica na Rua Mar Vermelho, 35.
O objetivo da parceria é implementar uma plataforma de ensino educacional para as escolas municipais de forma gratuita. Para isso, será utilizado o sistema desenvolvido pela empresa de tecnologia da informação (TCS), chamado Plataforma TCS iON de ensino digital, que ajudará na atualização dos métodos e das estratégias educacionais no ambiente virtual.
A intenção é que a rede municipal de ensino utilize-se desta tecnologia durante o período em que perdurar a pandemia gerada pelo novo coronavírus, por isso a cooperação será válida até o final de março de 2021. Inicialmente, a Secretaria Municipal de Educação selecionou a Escola Municipal Carlos Dietz para ser a primeira a receber a iniciativa. Ela comportará o projeto-piloto, que pretende melhorar a qualidade do ensino virtual.
“O sistema já foi instalado nos computadores da escola e ele começará a ser utilizado assim que for assinado o Termo de Cooperação Técnica com a TCS. As crianças vão poder fazer as atividades através dessa plataforma, que possui mais ferramentas e recursos facilitando a interação entre professores e alunos e promovendo a aprendizagem. É uma forma de facilitar o ensino remoto e restabelecer o vínculo entre as crianças e os professores”, explicou a gerente responsável pelo projeto na Secretaria de Educação, Hylceya Ferreira.
A parceria não terá custos para a Prefeitura de Londrina e para que todos os funcionários saibam como utilizá-la, desde abril deste ano, a TCS promoveu diversas apresentações sobre o sistema da plataforma TCS iON de ensino digital para os profissionais da rede pública.
Foto: Emerson Dias/N.COM