Skip to content

Serviços públicos que você pode fazer pela internet

Quanto tempo perdemos com filas, burocracia, falta de informações? Essas dicas são pra te ajudar a não passar mais por isso!

Mirella Fontana
Equipe O LONDRINENSE

Segunda via do RG

Como solicitar:
Ao fornecer seu RG no site do IIPR, o cidadão é informado se pode solicitar a 2ª Via Rápida, sem necessidade de reapresentar seus documentos. Neste caso, só terá que ir até o posto que escolher para retirar a nova via. Isto é possível para quem já teve seus dados digitalizados no IIPR ou no Detran. A emissão será feita com base nas informações (foto, assinatura e impressão digital) já registradas na última carteira de identidade.

Boletim de Ocorrência de Furto

Como solicitar:
É um serviço da Delegacia Eletrônica, portal do governo do Estado do Paraná, que possibilita o registro sem que a pessoa precise ir até uma delegacia. Para isso, o fato deve ter acontecido dentro do estado.
O Boletim de Ocorrência (B.O.) de furto é o documento oficial usado pelos órgãos policiais para registrar o furto de objetos e documentos pessoais do declarante (a pessoa que relata o acontecido).
Para casos de perda, utilize o Boletim de Ocorrência de Extravio.
Se a vítima sofreu agressão, trata-se de roubo e não é possível fazer o boletim pela internet. Neste caso, a recomendação é uma só: procure a delegacia mais próxima.

Emitir guia para pagamento do IPVA

Como solicitar:
Você consultar aos débitos de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do seu veículo e emitir as guias de recolhimento (GR-PR) ou boletos, se disponibilizados pela SEFA, para pagamento.
No Paraná, a cobrança do imposto se inicia sempre em janeiro e a alíquota é de 3,5% ou 1% do valor do veículo. O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado. Clique aqui para consulta e emissão das guias de recolhimento

Emitir guia para pagamento do licenciamento de veículos

Como solicitar:
Somente após a quitação do licenciamento, IPVA, multas e seguro obrigatório o Detran-PR emite o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que reconhece a total obediência à legislação.
Clique aqui para consulta e emissão das guias de recolhimento:


Emissão de Segunda Via de IPTU: 

Caso você não tenha recebido o boleto pelo correio ou tenha extraviado, existe como emitir pela internet sem precisar enfrentar filas. Será necessário ter em mãos o número da inscrição imobiliária e o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel.
Link para emissão da 2º via:
http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=1110

Micro Empreendedor Individual (MEI)

O portal Empresa Fácil Paraná é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas. Clique aqui.

Credencial de estacionamento para idosos

Como solicitar:
Para emitir a credencial basta possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Identidade emitida no Paraná.
Não é necessário ser condutor para solicitar a credencial: a pessoa idosa pode usar a vaga, mesmo não dirigindo o veículo. Link:
https://www.governodigital.pr.gov.br/servicos/Detran/Motorista/Emitir-credencial-de-estacionamento-para-idoso-gzNE4aoO

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.