Evento on-line fará apresentação do novo fluxo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
O LONDRINENSE com assessoria
Nesta quarta-feira (26), às 14 horas, será realizada reunião pública remota com o tema: Apresentação do novo fluxo de atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de violência. O evento é promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto e pela Comissão de Defesa dos Direitos do Nascituro, da Criança, do Adolescente e da Juventude. A apresentação será feita pelo coordenador do Comitê Municipal de Violência Contra Criança e Adolescente, Fabio Sato.
Confirmaram presença na reunião remota: Lívia Pini, delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) da Polícia Civil do Paraná, e representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social; do Núcleo Regional de Ensino; do Conselho Tutelar e dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Também foram convidados membros do Ministério Público, da Justiça Estadual.
O novo fluxo de atendimento estruturou a identificação da violência contra crianças e adolescentes, em Londrina, em quatro pontos: identificação por profissionais de saúde, relato espontâneo da vítima, denúncia pelo disque 100 ou para os conselheiros tutelares e verificação por meio dos índices de violência contra crianças com até 3 anos de idade. A gravidade do caso é avaliada através de uma pontuação estabelecida pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. Em seguida, a Rede Intersetorial de Proteção à Criança e ao Adolescente, que conta com a participação de diversas entidades, define as medidas necessárias e faz o acompanhamento da vítima e da família. Todos os casos devem ser acompanhados pelo Conselho Tutelar. As situações de violência moderada ou grave devem ser encaminhadas à Polícia Civil, ao Instituto Médico-Legal e ao Ministério Público.
SERVIÇO
Apresentação do novo fluxo de atendimentos às crianças e adolescentes vítimas de violência
Quando: 26/08, quarta-feira, às 14 horas
Onde: Site de Câmara de Londrina, Canal da Câmara no Youtube e Facebook