Projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina atende casos emergenciais durante a semana, em horários diferenciados, na Clínica Psicológica. Um relevante serviço de utilidade pública
Antônio Mariano Júnior
Equipe O Londrinense
Mais de 400 pessoas já recorreram a um dos projetos de extensão de extrema importância oferecido pela Universidade Estadual de Londrina. Trata-se do Pronto Atendimento Psicológico, um serviço destinado aos casos de emergência durante a semana, em diversos horários. O acolhimento é feito na Clínica Psicológica, pertencente ao Centro de Ciências Biológicas da UEL.
Desde o início das atividades, em 2015, foram realizadas pelo menos 450 sessões. Número expressivo, de fato. “Entendo que Londrina precisava deste projeto de extensão da UEL. Muitas vezes, o Município não consegue dar conta das demandas na área [psicoterápica], e as pessoas acabam nos procurando”, afirma Maíra Bonafé Sei, coordenadora do serviço e integrante do Departamento de Psicologia e Psicanálise da instituição.
Mesmo com reconhecimento por parte da comunidade, o Pronto Atendimento Psicológico merece ser mais divulgado por ser, sobretudo, um relevante serviço de utilidade pública. Qualquer cidadão pode buscar apoio no local, independentemente de classe social.
Não há agendamento prévio. Basta comparecer à Clínica Psicológica nos horários disponíveis. Os atendimentos são destinados a pessoas a partir dos 16 anos de idade – nesta faixa etária é necessária a presença de um responsável.
Os principais casos registrados nos plantões são motivados por sofrimento intenso decorrentes, por exemplo, de luto, fim de relacionamento, ansiedade, dificuldades em conviver longe da família, estado depressivo ou mesmo ideações suicidas.
Muitas ocorrências são solucionadas no plantão. Quando é necessário, o paciente é encaminhado para acompanhamento psicoterápico contínuo. O Pronto Atendimento Psicológico não atende casos psiquiátricos, como surtos psicóticos.
Acolhimento e formação acadêmica
O Pronto Atendimento Psicólogo conta com 15 plantonistas, entre eles estudantes do 4º e 5º anos do curso de Psicologia, além de professores e profissionais graduados que atuam como colaboradores.
Estudantes do terceiro ano de graduação também atuam no projeto, através de acompanhamento das discussões da orientação, sem contato direito com pacientes.” É um espaço de atividades de formação acadêmica”, afirma Maíra Sei.
Segundo a coordenadora do projeto, estima-se que entre 2015 e 2016, o Pronto Atendimento Psicológico realizou cerca de 120 acolhimentos. Deste total, 60% seriam mulheres. Um levantamento com dados atualizados e precisos está sendo providenciado.
O Pronto Atendimento Psicológico é uma modalidade de acolhimento pontuais, que na maioria das vezes não necessita de acompanhamento contínuo. A prática surgiu em meados da década de 1960, e tem como referências a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal da Bahia. (Com informações da Agência UEL de Notícias)
SERVIÇO
Os horários de atendimento do Pronto Atendimento Psicológico são de segunda-feira a sexta-feira, do meio dia às 14 horas. Na quarta-feira, o atendimento é integral, das oito da manhã às 18 horas. Às segundas-feiras, a Clínica oferece atendimento noturno, das 18 às 20 horas. Serviço gratuito. Não é necessário agendar horário. Mais informações pelo telefone: (43) 3371.4237
Foto: Reprodução/Agência UEL