Skip to content

Prestadores de serviço e domésticas deverão entrar no serviço às 9 horas

Novo horário evitaria aglomerações nos ônibus em picos

Telma Elorza

O LONDRINENSE

Prestadores de serviços e empregadas domésticas terão que começar a trabalhar a partir das 9 horas. Essa é a nova determinação do prefeito Marcelo Belinati (PP) para tentar evitar aglomerações nos ônibus do transporte coletivo. A medida foi anunciada na tarde desta segunda-feira (8), em live pelo Facebook. Entre os prestadores de serviço, o prefeito listou
funcionários de escritórios, de oficinas mecânicas e outros. As funções devem ser detalhadas no decreto que ainda será publicado.

Segundo o prefeito, antes das medidas de isolamento social impostas no Município, cerca de 130 mil pessoas utilizavam o transporte público todos os dias para ir e vir do trabalho. Com o fechamento do comércio, o número de trabalhadores nos ônibus caiu para cerca de 20 mil. Com a retomada das atividades, disse, já são 48 mil trabalhadores utilizando o transporte coletivo. De acordo com ele, há um pico muito grande no horário das 6h30 e 7h30, em torno de 20 mil pessoas, sendo que 13 mil são mulheres, das quais 10 mil trabalhadoras domésticas.

De acordo com o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, que participou da coletiva, disse que a punição para essa massa de trabalhadores e empregadores não é o objetivo. “Queremos orientar para que as pessoas possam trabalhar com tranquilidade. Pedimos bom senso”, disse.

Outra medida anunciada é que devem ser disponibilizados mais 50 ônibus nos horários de pico – 6h30 às 7h30 e das 18 às 19 horas. Não foram divulgadas em quais linhas os coletivos vão atender. O presidente CMTU disse que ônibus ficarão à disposição, estacionados nos terminais, para necessidade. “Caso houver aglomeração, estará disponível na hora. Nas principais linhas que fazem ligação do bairro para o centro. Em todas de maior fluxo estamos intervindo”, explicou.

Foto: Print da coletiva

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.