Skip to content

Londrina tem 72 novos casos de dengue na última semana

Aumento representa 8,12% a mais que o índice da semana anterior; Saúde considera que a situação está sob controle

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira (16) o novo relatório semanal com a situação da dengue em Londrina. O boletim apontou que foram confirmados, desde o início do ano, 958 casos de dengue na cidade, o que corresponde a 8,12% a mais do que o número divulgado na semana anterior.

Em entrevista coletiva, a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes, informou que permanecem sob investigação 4.396 casos, aguardando o resultado de exames laboratoriais, e outros 2.597 foram descartados. “É importante salientar que ainda temos mais de quatro mil exames em andamento, e que esse número de casos positivos deve subir bastante. Mas o que mais vale, nesse momento, é o fato de que as notificações, ou seja, o número de novos casos suspeitos, se mantiveram estáveis, em uma média de 500 por semana. Isso indica que nós conseguimos um controle da doença até o momento”, explicou.

A diretora de Vigilância em Saúde citou ainda que, até o momento, cinco pacientes estão internados em hospitais da cidade por conta da dengue, mas sem a ocorrência de casos mais graves. “E, desde a última semana, não há nova investigação de óbitos provocados pela doença. Então podemos dizer que estamos em um momento de estabilidade quanto à dengue no município. Mas, observamos que a região sul, que concentrava a grande maioria dos casos suspeitos e confirmados, não é a que mais nos preocupa. Agora, todas as regiões da cidade nos preocupam, inclusive os distritos de Maravilha e Paiquerê, então temos que trabalhar por toda a cidade para conter a circulação da doença”, destacou.

LIRAa – Sobre o segundo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, que começou na segunda-feira (13), Sônia confirmou que o prazo inicial para conclusão das visitas em 10.900 imóveis da cidade deve ser mantido. “Nossa previsão é terminar amanhã, sexta-feira (17), se o bom tempo se mantiver. Depois, teremos uma semana de análise em laboratório, destes dados coletados em campo, e na semana seguinte faremos a divulgação do resultado do LIRAa”, reforçou.

Ações educativas – E nesta sexta-feira (17), agentes de Educação da Coordenação de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, promovem uma exposição educativa sobre a dengue e outras endemias, no SESC Londrina Centro. A atividade é aberta à comunidade em geral, e será realizada das 8h30 às 14 horas.

Além da dengue, formas de prevenção e como se dá a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, a atividade irá abordar também outros vetores, como o bicho barbeiro, escorpião, caramujo africano, e demais endemias, como a leishmaniose. A unidade do SESC Londrina Centro fica localizada na Fernando de Noronha, 264.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.