Boca Aberta é condenado por divulgar pesquisa sem registro

118026574_661347561253226_3354153546152350404_o

O candidato ao cargo de prefeito de Londrina terá que pagar multa no valor de R$ 53.205,00 

O LONDRINENSE

O deputado federal e candidato a prefeito Boca Aberta (PROS), Emerson Miguel Petriv, terá que pagar uma multa no valor de R$53.205,00, depois de ter sido condenado pela Justiça Eleitoral por ter divulgado uma pesquisa não registrada. A ação foi movida pelo Partido Liberal (PL) que fez a representação na 42º Zona Eleitoral de Londrina.

A ação se refere a divulgação de uma pesquisa eleitoral, sem registro na Justiça Eleitoral, através do whatsapp e de comentários em seu programa em canal de TV aberta em Londrina. Petriv está proibido de divulgar os resultados da pesquisa e terá que retirar as publicações de suas redes sociais que abordem o assunto, sob pena de multa diária.

Na ação consta que o candidato a prefeitura de Londrina apresentou contestação, rebatendo a petição inicial e aduzindo que as prova são inidôneas, frágeis e incapazes de comprovar eventual irregularidade.

No despacho, o juiz da 42º Zona Eleitoral, Jamil Riechi Filho, destacou que “as entidades e as empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos são obrigadas a efetuar o cadastro no
Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), em até 5 (cinco) dias antes da divulgação” e que a pesquisa eleitoral em questão “sequer seu
instituto coletor, tem registro e as divulgações estão carreadas na exordial e devidamente corroborados no judicioso parecer Ministerial”. Além de determinar a multa, o juiz também determinou o encaminhamento do processo à Polícia Federal, para investigar fraude na pesquisa.

Confira a ação na integra aqui:

Foto: Facebook

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

Vaticano: o perigo do retorno ao conservadorismo

Há um risco real de retrocesso na Igreja Católica com a sucessão do Papa Francisco, que foi um líder progressista, defensor dos pobres e inclusivo com os LGBTQ+, o que gerou forte oposição do conservadorismo mundial. Agora, com a possibilidade de eleição de um Papa conservador, teme-se a reversão dessas conquistas.

Leia Mais
plugins premium WordPress