Skip to content

Arquitetura biofílica: elementos naturais trazem o prazer de estar em contato com a natureza

Por Mariana Coppo

Você já reparou em como nos sentimos bem quando em contato com a natureza? É sobre esse conceito que vamos discutir hoje: a arquitetura biofílica! Esse estilo busca conectar os espaços construídos com a natureza, promovendo bem-estar e conforto para seus ocupantes. Ela é baseada na ideia de que os seres humanos têm uma necessidade inata de estar em contato com a natureza e que a incorporação de elementos naturais em ambientes construídos pode melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas.

Os benefícios em se utilizar os elementos naturais no seu ambiente são  diversos! Você poderá presenciar:

1 – Bem-estar e redução do estresse;

2 – Melhora   na concentração e criatividade;

3 – Melhora a interação social;

4 – Aumento do desempenho e da produtividade;

5 – Redução da agressividade;

6 – Aumento da sensação de descanso

Arquitetura biofílica incorpora a natureza

Para incorporar a natureza nos seus projetos, é possível utilizar pedras, madeira em tons naturais, elementos ventilação natural, iluminação natural, plantas e água. Além disso, as cores verde, amarelo, azul e tons terrosos são muito bem vindos!

Nesse projeto apresentado, nós utilizamos a grande sala integrada como palco da arquitetura biofílica.

Além do uso dos tons terrosos, utilizamo-nos da sutileza dos móveis para trazer um aspecto leve ao projeto, juntamente com materiais naturais e quadros de natureza. Perceba a importância de uma boa iluminação natural para o bem-estar! 

Entender sobre a funcionalidade, o conforto e bem-estar em projeto de arquitetura é fundamental para garantir que os espaços construídos sejam adequados às necessidades dos usuários e promovam qualidade de vida! Essa é a nossa forma de fazer uma boa arquitetura. Estamos à disposição!

Mariana Coppo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina, pós graduada em Arquitetura de Interiores pela Universidade Filadélfia, especialista e precursora em Arquitetura Sensorial ligada à neurociência. Siga-me no Instagram @marianacoppo.arquitetura e visite nosso site www.marianacoppoarquitetura.com. Whatsapp (43) 98855-6754. Escritório: avenida Madre Leônia Milito, 1.500, sala 108, Londrina.

Foto: Acervo pessoal

Leia mais artigos sobre Arquitetura Sensorial

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

LEIA TAMBÉM

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.