Skip to content

Dia de Campo apresenta resultados de tecnologias das startups do Cocriagro

Apresentação dos resultados da primeira safra de soja da Smart Farm é vitrine tecnológica

O LONDRINENSE com assessoria

O resultado da primeira safra de soja da Smart Farm, cultivada em parceria pelo Cocriagro e IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER) será apresentado em Dia de Campo, hoje (15) e amanhã (16), pela manhã. Hoje, o dia será destinado para apresentação das tecnologias para os técnicos, pesquisadores, extensionistas e convidados. Amanhã, o evento contará com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e será aberto ao público geral, produtores, estudantes e à imprensa.

O objetivo da Smart Farm é criar um ambiente de vitrine tecnológica de soluções inovadoras para produtores rurais envolvendo startups, empresas, cooperativas e pesquisadores, que exemplifique as atividades de inovação aberta geridas pelo hub. “Entre os resultados alcançados em parcelas experimentais das startups estão o aumento de 10% do vigor no experimento da Dioxd e de incremento de13% na altura das plantas, na aplicação da Agroper”, explica George Hiraiwa, head de relações institucionais do Cocriagro.

As startups que utilizaram suas tecnologias na área são: Agritel – equipamento de telemetria no maquinário utilizado ao longo da safra; Agro365 – plataforma de gestão de propriedade; Espectro – sensores de solo; FarmGO – estação meteorológica e agricultura de precisão; Fitovision – plataforma Syslaudo para acompanhamento dos experimentos; Agroper – fertilizantes orgânicos; Dioxd – tratamento de sementes com dióxido de carbono; Soluciona Drones – startup de pulverização por drones; e EPI Cont – para gestão dos EPIs durante o manejo.

O IDR-Paraná vai apresentar tecnologias desenvolvidas em seus projetos de pesquisa e inovação, tais como a cultivar de soja convencional IPR Petrovita, apta para alimentação humana e cultivo orgânico e as cultivares de milho variedade IPR 216 e IPR 164, que apresentam baixo custo e alta produtividade. Além das cultivares, serão apresentadas tecnologias para o Manejo Integrado de Pragas (MIP) de grãos, estações agrometeorológicas compactas, bionsumos – microalgas e controle biológico, sistema autônomo para irrigação, e os aplicativos “IDR Clima”, “ClimAtlas-19”, “GID Pragas da Soja”, “IPR 212” e “IPR 216”.

Além das startups e do Instituto, as empresas Inquima e Nova também estão com experimentos de tecnologias. Para a safra de 2022/2023, que vai de novembro/22 a fevereiro/23, as empresas participantes foram Cooperativa Agroindustrial Integrada, Inquima, Laboratórios Nova e Bayer que vão fornecer os insumos para o manejo das culturas.

SERVIÇO

Dia de Campo Smart Farm Cocriagro e IDR-Paraná
Quando: 16/02 – abertura oficial, apresentação das tecnologias e visita técnica ao campo para autoridades e imprensa.
Horário: 8h30
Onde: Centro de Difusão Tecnológica (CDT) – Rodovia Celso Garcia Cid, km 375 – 86047-902 – Londrina – PR
Para conhecer mais sobre a Smart Farm, acesse este link.

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.