A execução completa da obra é inédita em Londrina e reúne a OSUEL e três coros no palco do Teatro Ouro Verde
O LONDRINENSE com assessoria
A obra “Dettingen Te Deum em Ré Maior – HWV 283”, de George Frideric Handel, uma encomenda do rei inglês Jorge II, foi composta em apenas 15 dias para comemorar a vitória do exército inglês e aliados na Batalha de Dettingen sobre o exército francês (1743). A peça do período barroco tem um estilo marcial, majestosa, vibrante e será executada no Concerto de Encerramento do 25º Festival Unicanto de Corais, neste sábado de finados (2).
No palco do Teatro Ouro Verde estarão a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL), os coros Ensemble Vocal Novum Castellum (Neuchâtel/Suíça); Coro Polifônico Espírito Santo (Cidade de Leste/Paraguai); Grupo Vocal Entre Nós (Londrina/PR) e cantores convidados de Londrina e região. Todos sob a regência do maestro Gabriel Ducommun.
Pela primeira vez “Dettingen Te Deum”, do compositor Handel será executada completa em Londrina. São 18 solos, com apresentações do coro – perto de 70 vozes – a orquestra, trombetas, bateria, entre outros que dão o efeito vibrante da peça. O concerto inicia às 20 hora e é gratuito, com ingressos retirados nas bilheterias do teatro entre 14 e 19 horas.
Celebração Litúrgica
Como já é tradição, no último dia do Festival Unicanto de Corais, este ano sábado de finados (2), será realizada uma Celebração Litúrgica, às 10h30, no Santuário Nossa Senhora Aparecida (R: Grajaú, 257 – Vila Nova). A Missa contará com a participação da maioria dos corais que se apresenta no evento, formando um grande coro, encerrando a celebração com “Aleluia de Handel”.
O 25º Festival Unicanto de Corais é organizado pela Associação Coral Unicanto de Londrina, tem como diretor artístico, o maestro José Mário Tomal, a coordenação de Marli Tomal e a parceria (co-realização) com a Universidade Estadual de Londrina, através da Casa de Cultura da instituição.
Foto: Orquestra Sinfônica da UEL/Divulgação