Pela primeira vez em sua história, o Londrina Esporte Clube estará disponível de forma oficial em um jogo de videogame
Planeta: Terra. Cidade: Lima, Peru. Ano: 1995. Um grupo de jovens programadores decide pegar um dos maiores sucessos dos videogames da época e dar uma modificada no conteúdo. Chefiada por Lobsang Alvites, uma das equipes do Twin Eagles Group criou o jogo que finalmente possibilitaria aos jovens brasileiros disputar partidas com seus clubes de coração. Nascia o Campeonato Brasileiro 95, uma versão piratex do International Superstar Soccer (ISS) que viria pavimentar o caminho para toda uma série de jogos “modificados”.

Planeta: Terra. Cidade: Mogi-Mirim, Brasil. Ano: 2007. Outro grupo de jovens programadores decide pegar outro grande sucesso dos videogames da época e dar um up no conteúdo. Allan Jefferson, da Geomatrix Games, e outros companheiros tunaram o sucessor espiritual do ISS, o Winning Eleven 10, e também colocaram clubes brasileiros no lugar dos times originais. O caminho antes pavimentado agora foi duplicado e a possibilidade de colocar novos uniformes, atualizar transações de jogadores entre clubes e até mesmo colocar narrações em português nos jogos virou realidade.

Foi dessa forma que os fãs conseguiram colocar times importantes no cenário nacional – caso do Londrina – mas ainda de forma, digamos, não oficial. Mas era o que tinha, e todo mundo curtia demais. Mas ainda faltava aquele reconhecimento oficial por parte das produtoras de jogos.
Faltava.
No passado.
Porque agora, fã do Tubarão, o nosso LEC está oficialmente disponível em um jogo de videogame de futebol! MELDELS!
Sabe qual jogo? Ele mesmo, o neto do International Superstar Soccer, filho do Winning Eleven. Pro Evolution Soccer 2020 – da Konami – traz a Série B do Brasileirão de forma oficial para o Xbox One, PS4 e PC.

Ah, sim. O jogo tem exclusividade com clubes como Barcelona, Juventus, Manchester United e FC Bayern München. Tanto faz. Quem quer saber. Tem o Londrina, quem quer jogar com Barcelona?
O jogo vai ter uma edição especial, a Legend Edition, em que o jogador vai poder escolher uma entre 11 lendas do futebol, como Maradona, Cruijff e Batistuta. Who cares? Vai ter Tubarão, vai ter Safira, Germano e Raí Ramos, cara%#@!
PES 2020 vai vir com novidades gráficas e melhorias na representação dos jogadores e dos estádios. Aí vem minha primeira reclamação: procurada pelo blog, a assessoria de imprensa da Konami não confirmou – nem desmentiu – a presença do Gigantic & Majestic Coffee Stadium Arena, o nosso Estádio do Café, no jogo.
Outro ponto ainda obscuro e não confirmado pela Konami é a presença do Luxemburgo nas arquibancadas. Questionada se o personagem poderia ser fruto de um futuro DLC, a assessoria ainda não deu resposta.

Por fim, a produtora do jogo ainda não confirmou – nem desmentiu – a veracidade de uma imagem que circula na internet sobre uma suposta Germano Edition, que contaria com a presença do meia em todos os times do jogo e com a participação do jornalista Tatinha dando 10 ao jogador na avaliação de todas as partidas.

A Konami vai liberar uma versão demo gratuita do jogo no próximo dia 30 de julho. Os jogadores vão poder experimentar as novidades do PES 2020 com Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Vasco e São Paulo. Além deles, Barcelona, Arsenal, River Plate, Boca Juniors, Colo Colo e Universidade do Chile. Há rumores de que o Londrina foi excluído da lineup da demo para garantir as boas vendas do jogo, já que se estivesse na versão gratuita ninguém iria querer comprar o novo PES 2020. A versão final tem lançamento previsto para 10 de setembro.

Ah, sim, também vai ter Paraná Clube, Operário e Coritiba na Série B do PES 2020. Só vão servir como sacos de pancada do Todo-Poderoso Tubarão!
Fotos: Divulgação
Fábio Calsavara

É jornalista e gamer raiz. Do tempo em que criança jogava fliperama em boteco de rodoviária.

