Café amargo e suspiro com o descaso em Londrina

WhatsApp Image 2025-07-21 at 13.19.53

Por Ana Paula Barcellos

O dia começa e o café parece mais amargo que de costume. “Só deus pra adoçar essa vida, minha filha!”, diz seu Ronaldo. Estou ouvindo rádio, nesse caso contra minha vontade. Não preciso ouvir uma matraca, às 7h40, pra me lembrar que a atual administração da cidade é uma piada de mau gosto. Suspiro vem longo.

Seis meses da nova gestão, e o que temos? Um freestyle de governança que mais parece um show de stand up mal ensaiado. As promessas de campanha? Nem sombra. Cuidado com a cidade? Menos ainda. O que sobra é uma Londrina entregue ao Rato e aos ratos.

A dança das cadeiras nas secretarias é o hit do momento. Secretário entra, sai, troca de pasta. Os salários? Nas alturas. Enquanto isso, o centro de Londrina definha, a Cultura padece, a saúde, nem se fala – é fila, espera e aquele velho “volta semana que vem” que todo londrinense já conhece de cor.

E paz? Tem, mas acabou. Rato solto na cidade, operações a esmo na Bratac, balas de borracha perdidas mas com alvo certeiro: crianças. Crianças, Londrina! Por parte dos ratos daqui, pessoas em situação de rua estão sumindo na surdina, como se fossem invisíveis. Não são. Ninguém é. Mas parece que, para a nova gestão, varrer problemas – e gente – pra debaixo do tapete é mais fácil que arregaçar as mangas pra fazer acontecer do jeito que o povo precisa.

Mais um café duro de engolir

O café está parecendo mais amargo que o costume ao lembrar que atual administração freestyle não está cuidado da cidade
Imagens geradas por IA/Grok

Até o papagaio da JK, que já acho mais londrinense que muito político por aí, tá botando pilha. Ontem cedo, na rádio, ele parecia liderar o coro dos arrependidos. “Votei, me ferrei”, diziam as vozes dos ouvintes. E como não se arrepender? Antes mesmo de mostrar serviço, a nova gestão aprovou super reajustes de salário na força, enchendo os bolsos enquanto a cidade segue às traças. Lâmpada queimada na Avenida 10 de Dezembro? Precisa abrir protocolo! Só nessa, são cinco dias no escuro…

Desce mais um café!

A limpeza que prometeram? Só se for a limpeza dos cofres públicos. Londrina merece mais que um freestyle de promessas quebradas. Enquanto o Rato canta e os ratos passeiam, a gente segue aqui, esperando que alguém assuma e governe de verdade. Até lá, é só o eco do papagaio da JK, lembrando que o voto tem peso – e o arrependimento também. O café deve ter o sabor mais amargo que o londrinense já provou.

Ana Paula Barcellos

É graduada em História pela UEL, Mestre em Estudos Literários, integra coletivos culturais da cidade e é agente cultural.

Sacoleira e brecholenta, trabalha com criação de joias artesanais e pesquisa de tendências, e escreve também a coluna de Moda deste jornal. Siga o Instagram @yopaulab

Leia mais colunas Crônicas de Uma Cidade

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente a opinião do O LONDRINE̅NSE

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse