Nessa quarentena, algumas pessoas continuam trabalhando em home office, outras seguem estudando à distância ou isoladas de suas atividades por falta de opção. Seja como for, além dos afazeres diários, a gente também precisa de lazer e descanso, para o corpo e para a mente – ainda mais em um momento tão difícil como esse.
Pensando isso, elaborei para a coluna da semana uma lista com alguns dos nossos livros, filmes e docs preferidos sobre moda para assistir nesse momento de isolamento, todos facilmente encontrados na internet e plataformas de streaming. Separei também três colunas nossas com reflexões que têm tudo a ver como esse momento, dá uma olhada:

Coco antes de Chanel (2009): A famosa Gabrielle ”Coco” Chanel é uma grande inspiração para 10 entre 10 fashionistas. O filme fala sobre a vida de Chanel antes e depois de começar a trabalhar com moda, mostra suas inspirações e também sua vida pessoal e amorosa. Com um plus: Audreu Tatou está simplesmente irretocável no papel da estilista.

Saint Laurent (2014): O filme conta a historia do estilista Yves Saint Laurent e da grife que leva seu nome, com foco nas décadas de 60 e 70 – que representaram o auge da marca. No papel principal, Gaspard Ulliel dá luz ao espírito criativo e de personalidade forte que foi Saint Laurent, um estilista extremamente influente ainda hoje.

Iris, uma vida de estilo (2014): Quem nos acompanha há mais tempo sabe do nosso amor por Iris Apfel, a mulher de 98 anos que é um dos maiores ícones fashion da atualidade. O filme mostra como Iris chegou ao status de diva da moda já na terceira idade, e como inspirou fashionistas, livros e outras mulheres como nós!

The September Issue (2009): Nos EUA, a edição mais importante da Vogue é a de setembro, que é quando são lançadas algumas das principais tendências que estarão em alta até o ano seguinte. Nesse doc, é possível acompanhar o processo de elaboração da edição nos mínimos detalhes e acompanhados por ninguém mais, ninguém menos que Anna Wintour.

Next in Fashion (2020): Reality show apresentado pela Netflix e que está em sua primeira temporada, o programa trata de uma competição na qual designers anônimos disputam o grande prêmio e a chance de serem conhecidos no mundo da moda. Dá pra acompanhar os desafios e o processo de criação de uma coleção completa, do início ao fim.
Haute Coutoure (The Metropolitan Museum of Art): Em inglês, esse ebook mostra peças icônicas de alta costura confeccionadas por grandes estilistas que integram o acervo do museu de arte de Nova York. As imagens são deslumbrantes, ótima pedida mesmo para quem não domina o idioma. Para fazer o download do livro, clique aqui
Como desenhar roupas: em português, com linguagem bastante acessível. Bacana para quem quer aprender ou treinar o desenho de roupas e soltar a criatividade. Para fazer o download, clique aqui
Para refletir sobre moda e consumo:
Uma das coisas que eu disse, na coluna desse último link, foi que a moda é também uma forma de resistir e seguir em tempos difíceis, ajudando a manter a esperança por dias melhores em que roupas, inclusive, sejam mais constantes nas manchetes do que o horror – ou a doença. Acho que isso é, agora, mais verdade do que nunca pra mim. A moda tem ajudado a trazer alguma leveza, ainda que dure pouco. Que seja mais leve para todos e todas nós!
Ana Paula Barcellos

Formada em História pela UEL, trabalhou 10 anos como escritora para blogs e sites sobre cultura e lazer. Atualmente, trabalha com marketing digital e pesquisa de tendências e, junto com Angela Diana, é proprietária da Rosita, marca de acessórios.
Fotos: Divulgação

