Esta semana estreou mais um desenho da Pixar, Dois Irmãos (aventura), dirigido e roteirizado por Dan Scanlon. Como em Universidade Monstros, de 2013, também dirigido por Scanlon, esta animação mergulha em um mundo fantástico e encantado, repleto de fadas, dragões, centauros, unicórnios e trolls. Neste universo encantado, os irmãos elfos Ian e Barley Lightfoot (nas vozes de Tom Holland e Chris Prat, respectivamente) fazem uso de magia para viver um dia de suas vidas com o pai que faleceu quando ainda eram crianças.
A animação é uma quase-biografia do diretor e roteirista Scanlon, ele e o irmão só conheceram o pai através de fotos e vídeos. Este fato torna o filme interessante, mesmo em sua trama pra lá de simples, conseguindo momentos de humor e reflexão. Entre tecnologia e poesia, razão e emoção, o Estúdio Pixar optou por poesia e emoção.
Um ponto fraco do filme é a falta de contextualização desta sociedade mística onde a história se desenrola. Nela, sabemos que os unicórnios são moradores de rua, os centauros são policiais e as fadas são motoqueiras, ficamos com vontade de conhecer melhor os personagens secundários, mergulhar mais à fundo neste mundo encantado, ter mais contexto para poder acompanhar melhor a jornada dos irmãos.
Mesmo assim, sentimos o encanto da Pixar por trás de tudo, a sensibilidade e humor com que são abordados os problemas familiares tão comuns a nós todos. O título original “Onward”, adiante, refere-se não só ao caminho percorrido pelos personagens, mas também a um adiante, siga em frente, vida que segue, após nossos lutos, nossas perdas e danos na vida real.
Assista e se emocione.
Foto: Divulgação
Marcelo Minka

Graduado em licenciatura em Artes Visuais, especialista em Mídias Interativas e mestre em Comunicação com concentração em Comunicação Visual. Atua como docente em disciplinas de Artes Visuais, Semiótica Visual, Antropologia Visual e Estética Visual. Cinéfilo nas horas vagas

