Vestido de noiva preto: será que essa tendência pega de vez?

Por Ana Paula Barcellos

Taí uma trend que vai e vem, tentam emplacar faz tempo, mas a tradição não deixa! O mundo se apegou ao vestido branco de noiva de um jeito que ainda hoje, pleno 2022, é difícil casar de jeito muito diferente.

Foto: Pinterest

Tem sido assim desde o século 19 e ainda é difícil ver grandes mudanças nesse sentido. Já são quase dois séculos de tradição calcada em dogmas religiosos: de um lado, o vestido branco que representava a pureza sexual, a castidade; do outro, o preto que costumava ser relacionado à morte, ao luto.

Foto: Pinterest

Embora as coisas já estejam diferentes há bastante tempo e sabendo que faz ainda mais tempo que muita gente se casa de branco, independente dos símbolos que tentam controlar o corpo das mulheres, o branco foi associado às noivas com tanta força que continua sendo a tendência e preferência supremas para as que decidem se casar e as variações ainda se limitam muito ao vestido creme, bege, amarelinho.

Um dos modelos que eu usaria. Foto: Pinterest

Na década de 1920, Chanel transformou o preto no básico, num hit, na peça que toda mulher deve ter no armário. Com um vestido preto é possível ir a qualquer lugar, estar pronta para qualquer ocasião. Até se convencionou dizer que com um vestido preto e vários acessórios, é possível ter muitos vestidos pretos!

E vez ou outra, aparece uma fashionista postando seu vestido de noiva nessa cor. Muita gente se surpreendeu quando a veterana Sarah Jessica Parker, a atriz que interpreta a personagem Carrie Bradshaw, em Sex and the City, se casou usando um modelo preto da Morgane Le Fey, em 1997.

O vestido do Sim de Sarah Jessica Parker: importante dizer que ela se arrependeu de usar preto, depois, mas o modelo era lindo! Foto: Reprodução

Recentemente, quem optou por usar um preto maravilhoso para noivas foi a influencer Madison Alexandra, que bombou no Instagram com o look que ela chamou de “Morticia”, em referência à personagem da Família Addams.

O modelo Mortícia de Madison Alexandra Foto: Instagram

Nos Estados Unidos, esse já é um nicho e tem lojas de vestidos de noivas que vendem trajes apenas em preto. É o caso do ateliê da estilista Hannah Chivers, o Hannah Black Bridal, e do Emana Green, que vendem alguns vestidos lindíssimos. Eu mesma fiquei apaixonada por vários deles. Apesar de ser suspeita, né? Já que eu amo todo tipo de roupa preta.

Foto: Pinterest

E talvez a coisa passe por aí. A escolha da roupa que vai ser usada em um momento especial, incluindo o casamento, deveria ter a ver com a personalidade de quem a usa e refletir o que a pessoa gosta e pensa, não tão somente estar adequada a uma tradição. E provavelmente esse está sendo o maior impulso para fazer essa mudança de uma vez por todas e mostrar que sim, dá pra usar vestido de noiva preto (e vermelho, e dourado, etc.).

Ana Paula Barcellos

Escritora, designer de joias artesanais, marketeira e pesquisadora de tendências. Trabalha com as marcas Pinacola e Ana Diana.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.