Por Telma Elorza
“Sou uma mulher de 55 anos, bonita, bem sucedida profissionalmente, com um divórcio nas costas e alguns outros relacionamentos falhos ao longo da vida. Mas o que me preocupa é que, nos últimos anos, só tenho me relacionado com homens mais jovens e sempre escondido. Nunca apresentei um dos meus namorados para amigos e família, porque morro de vergonha só de pensar que podem acreditar que estou pagando por sexo com esses rapazes. No entanto, não consigo mais me envolver com homens da minha idade. O que faço para voltar a gostar de homens mais velhos?”
Olha, amiga, bem vinda aos clube das cinquentonas+ que se relacionam com homens mais jovens. Saiba que você não está sozinha. Muitas mulheres mais experientes preferem se relacionar com rapazes, por vários motivos. Um deles é que não é fácil achar um 50ão+ que acompanhe nossas peripécias na cama ou que não esteja já se tornando um velho chato.
LEIA TAMBÉM
Muitas também enfrentam o mesmo dilema que você: a vergonha de ser julgada e, principalmente, de acreditarem que você só está com um moço bonito do lado porque está bancando o rapaz, numa relação “Sugar Mommy” (aquela em que uma mulher mais velha, rica e poderosa e que se relaciona com um parceiro mais jovem, proporcionando-lhe uma vida de luxo, viagens, presentes e dinheiro).
E eu me pergunto: e daí?
Por que essa vergonha? Eu nunca escondi da minha família e amigos que prefiro homens mais novos. Já apresentei para eles alguns namorados. Não muitos, só os quais com tive relacionamentos mais sérios. Um deles era mais novo que meu filho.
Eu acho o seguinte: você é dona da própria vida, se banca sozinha, é dona do seu nariz, do seu tempo, do seu corpo. Por que dar poder a outros sobre suas relações amorosas? E daí que pensem que banca o rapaz? Mesmo que isso ocorra (mas acho que dificilmente as mulheres mais experientes entram esse tipo de relação, só aquelas que querem realmente dominar totalmente a situação), volto a perguntar: e daí? O dinheiro é seu, você trabalhou e conquistou cada centavo. Gaste como quiser. Não deve explicações para ninguém, nem para os filhos se o tiver. Aliás, aconselho a seguir a advogada londrinense Miriane Ferreira, no Instagram, que dá orientações legais para mulheres.
LEIA TAMBÉM
Amiga, eu acho que você deve parar deste preconceito bobo já que os homens com mais de 50 se acham e preferem as menininhas. A sociedade machista ainda acha normal homens mais velhos com meninas bem novas, mas vê com restrições o contrário. Se nós não nos expomos e mostramos sim, que podemos ser felizes do nosso modo, a sociedade nunca vai mudar. Recebemos críticas? Sim. Mas, de novo, e daí? O importante é ser feliz.
Agora como fazer para voltar a gostar de homens mais velhos é uma pergunta sem resposta. Porque, depois que você se acostuma a ter relacionamentos com jovens, dificilmente vai querer um mais velho, com todas suas neuras, vivências ruins de vida, manias e chatices. Lógico que pode acontecer de conhecer algum interessante, descomplicado como os jovens (a juventude está na cabeça) e com fogo para queimar. Nada é impossível, né?
Tem dúvidas sobre relacionamentos? Me mande um email para telma@olondrinense.com.br
Quem é a Tia Telma
Telma Elorza é jornalista, divorciada e adora dar pitaco na vida dos outros. Mas sempre com autorização.
LEIA TAMBÉM