Por Cláudio Chiusoli
Se você questionar a quem deve receber o 13º salário, a resposta normalmente, embora não nessa sequência, incluirá quitar dívidas, fazer viagens, investir, poupar para gastos futuros e adquirir presentes.
Estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) indica que o 13º salário injetará cerca de R$ 369,4 bilhões na economia nacional e, no estado do Paraná, R$ 23,1 bilhões.
Por volta de 95,3 milhões de brasileiros serão beneficiados, trabalhadores com registro formal, servidores públicos e aposentados, além de pensionistas do INSS e de regimes próprios da União, dos estados e dos municípios.
Vale destacar a relevância significativa do 13º salário para os trabalhadores e para a economia.
Aos trabalhadores é importante por proporcionar:
- Apoio financeiro: por ser um pagamento adicional, oferece um alívio nas despesas do final e início do ano.
- Quitação de dívidas: muitas vezes, é usado para aliviar as finanças pessoais, saldar empréstimos ou facilitar pagamentos parcelados.
- Poupança: representa uma ótima oportunidade para criar uma reserva de emergência ou iniciar investimentos, ajudando no planejamento financeiro a longo prazo.
- Pagamento de despesas diversas: auxilia nos custos do final do ano e do início do ano seguinte, como presentes de natal, viagens e impostos anuais (IPVA, IPTU, materiais escolares).

Na economia é importante porque:
- Injeção de dinheiro na economia local: o 13º salário injeta bilhões na economia, constituindo uma parte significativa do Produto Interno Bruto (PIB).
- Movimentação comercial: estimula o consumo no comércio varejista e de serviços, sendo um dos importantes períodos para as vendas.
- Gera estabilidade e previsibilidade: para milhões de brasileiros, oferece a certeza de recursos adicionais no final do ano, contribuindo para uma maior estabilidade econômica, assim permitindo que as famílias planejem para os gastos futuros.
- Estimula outros setores da economia: áreas como a indústria e a construção civil também sentem o impacto do aumento na demanda gerada pela injeção de dinheiro.
E como recomendação final, dê prioridade ao pagamento de obrigações financeiras e das despesas iniciais do ano, como o IPVA e o IPTU. Com o que sobrar, aproveite esses valores em gastos pessoais e com a família.
Fica a dica. Desejo uma ótima semana!
Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR.
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do Youtube e minhas redes sociais Linkedin, Facebook e Instagram.
Leia todas as colunas de Economia no Seu Dia a Dia
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINE̅NSE.


Uma resposta
13° salário traz muitas oportunidades, entre elas quitação de contas para começar o próximo ano sem dívidas.
Parabéns pelo excelente trabalho, suas orientações, dicas, fazem toda diferença para um planejamento financeiro.