Skip to content

3 motivos que impedem a profissionalização

Por Simone Kida

Olá, querido leitor! Na coluna do dia 08 de agosto, falei sobre a necessidade de pessoas e empresas buscaram a profissionalização. Pois bem, na minha carreira, tenho visto que muitos não fazem isso por três motivos. São eles:

  1. Falta de informação
  2. Não querer mudanças- na verdade acho que um dos principais motivos seja esse, o fato de não querer mudanças.
  3. Medo – medo do resultado que virá, medo de abrir informações que julgamos confidenciais e nem sempre são, enfim medos em geral.

LEIA TAMBÉM

Vamos falar um pouco de cada um

Falta de informação: não é somente falta de informação acadêmica, mas é também da falta de interesse das pessoas envolvidas no processo lento e antigo de se fazer as coisas, não ter interesse em saber novas técnicas, softwares, estratégias, enfim. Não podemos depender somente de um canal de informação, mas sim desenvolver vários canais porque a empresa é um sistema de trabalho e operações e essa engrenagem tem que rodar sem quebrar nenhum dente, não é mesmo?

Não querer mudanças. Você concorda com isso? Mudar dói, mudar requer disposição, mudar querer abrir a mente e aprender novas técnicas, novos hábitos, novos perfis de profissionais, às vezes novas regras. Enfim o novo em si. Vejo que assusta muito tanto o gestor quanto os membros de uma equipe. Saiba que mudar é bom, você só respira novos ares quando se dá o direito de ir para novos lugares, você só vê resultados se permitir mudanças e si mesmo e na sua empresa!

E, por último, o medo. Medo de tantas coisas. Medo de ferir pessoas, medo de alterar rotas, medo de abrir informações e substituir informações fechadas por estratégias, medo de inovação, medo, medo, medo. Você sabia que o medo paralisa as pessoas?

Como disse Napoleon Hill, “se tivermos medo da crítica teremos dificuldade de tomar decisões, muito embora sabemos que podemos errar. A possibilidade do erro não deve travar as nossas decisões, bem como o fato de pensar que estamos sempre sendo avaliados pelos outros. Não devemos aceitar essa ideia de que os outros nos determinam”.

Perceba que esses sentimentos devem ser trabalhados em nós e isso é um exercício diário.

É claro que existem outros motivos que impedem essa profissionalização, mas separei esses três pois tenho visto que são os mais fortes. Eles têm impedido pessoas e empresas de crescerem e se organizar. Algumas por causa de ter o olhar voltado para um cenário político e econômico e, muitas vezes, não é só isso que está limitando.

E o que isso, Simone, tem a ver com gestão? O que tem a ver com finanças? Na minha última coluna também falei que muitos empresários estão despertando interesse em investir, mas quem investe quer empresas profissionais, com rotinas e atividades organizadas e claras, políticas de trabalho e de comportamento claros, setor financeiro transparente e, por não ter essas questões em ordem, as empresas acabam por perder investimentos, aportes de terceiros, fusões com empresas sólidas e estabelecidas no mercado. Perdem também oportunidade em crescer em escala como é o caso de virar uma franquia, mas para isso tem que ter tudo organizado.

Você conhece algum gestor que deveria fazer tudo diferente e não faz? Porque não faz? Conhece alguém que poderia ter resultados muito melhores mas se limita? Me conte e, se quiser, eu posso ajudar!

Não perca oportunidades! Avance! Invista em conhecimento! Treine sua equipe e dê informação e instrumentos a ela!

E, se tiver dúvidas e quiser manda-las para que eu escreva aqui, encaminhe um e-mail para simonekida@hotmail.com

Simone Domingues Kida

Formada em Ciências Contábeis, Pós-graduada em Auditoria e Gestão Empresarial, instrutora de cursos e treinamentos, palestrante, escritora, professora universitária por 17 anos e consultora financeira por mais de 23 anos. Siga meu Instagram @simone.kida ou acesse meu site: www.simonekida.com

Acesse todas as colunas de Gestão Empresarial

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.