Skip to content

Preto e branco total: aposte nos looks acromáticos para passar pelos dias frios com elegância

Por Ana Paula Barcellos

A gente tem falado tanto em cores vibrantes, tendência dopamina, mix de estampas… mas, com as temperaturas baixando, não dá pra esquecer dos clássicos em preto e branco, né? Incluindo e, talvez, principalmente, os looks preto total e branco total.

São as composições que chamamos de acromáticas, neutras, porque aqui estamos pensando no preto também como cor, já que essa é a percepção que temos dele (a Ângela já falou bastante sobre o preto como uma não cor na coluna dela sobre Arte, dá pra ver mais aqui.)

Entre os looks monocromáticos estão os brancos, pretos, cinzas e off white, mas aqui vou me ater aos brancos e preto totais que, sim, estão em alta, mas não de volta, né? Total black e total white são fortes em todo inverno, é casamento consolidado.

Eu sou uma adepta assumida do preto total, não consigo usar o branco total, mas acho de uma elegância absurda! Só uso branco às sextas-feiras por motivos de axé. Acho que porque o branco coloca a gente muito em evidência, talvez seja muito sobre isso também.

Mas acho muito fino, gosto muito de tricôs brancos e de outros tons claros também, que além de elegantes têm um quê de aconchego. Tricô branco e sol de inverno fazem outra combinação clássica fantástica!

Bons looks monocromáticos de inverno, por suas vez, são feitos de camadas: camisas por baixo de tricôs e trench coats (aka sobretudo/casaco longo, não aguento trench coat!), calças mais sequinhas e botas de tamanhos variados, scarpins, mocassins ou sapatilhas (sim, sapatilhas).

Como nosso inverno arrega rápido e não faz frio por muitos dias seguidos, dá também pra fazer corruptelas legais dessas composições e incluir sandálias fechadas, botas abertas, fazer camadas mais leves…

E falemos do duo jaqueta com blusa de tricô, tão anos 1970/1980, considerado meio caído agora, já meio em desuso, anda rolando mais se forem do mesmo material (tipo tudo de tricô): acho uma combinação fantástica, dá pra fazer muita composição legal com essas duas peças, especialmente se forem de materiais diferentes. E com tricô de vó fica ainda mais legal, fica a dica para as brecholentas!

Ana Paula Barcellos

Viciada em botas, sacoleira e brecholenta, trabalha com criação de joias artesanais e pesquisa de tendências. Tem foto da Suzy Menkes na estante e escreve essa coluna usando pijama velho, deitada no sofá enquanto toma café com chocolate.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.