Skip to content

Não somos a irmandade que deveríamos ser

Por Ângela Diana

Assisti essa semana uma reportagem sobre o teatro Zaqueu de Melo e o Museu de Arte de Londrina… Sobre o abandono em que os dois lugares estão!

Na reportagem, a resposta da Secretaria Municipal de Cultura para o assunto do teatro foi que (resumindo) estão esperando os bombeiros darem um OK para o projeto…. SEI!

Sério isso, gente? Por anos, o teatro está largado no tempo e essa é a resposta para comunidade?

Temos um ENORME nariz de palhaços na cara e não sabemos! Como diz meu sobrinho: “ah, tá, tia! E eu sou o Bozo!”

Para o Museu de Arte então! NENHUMA PERSPECTIVA!

Sabem o nome desses “descasos”? FALTA DE VONTADE POLÍTICA!!!

Aonde já se viu uma cidade como Londrina, que já foi a primeira em desenvolvimento e capaz de ser um dos maiores POLOS CULTURAIS DO BRASIL, tratar os produtores e a população com tamanho desrespeito?

LEIA TAMBÉM

Coloquem uma coisa na cabeça: LONDRINA É UMA CIDADE RICA!

Contabilizem as casas e apartamentos da sua rua… Multipliquem pelo IPTU (OUTRO ABSURDO!) e terão uma pequenina noção de quanto dinheiro entra na prefeitura! Issoooo sem contabilizar os recursos para cada área enviadas pelo governo do estado e pelo governo federal…

Não dá para engolir mais blá blá blá!

Na reportagem, o que me deixou com uma pequena esperança, uma luz no final do túnel, foram que as pessoas entrevistadas disseram como faz falta o Museu, lugares de exposições e teatros…

Gente! Está mais do que na hora de pressionar a quem é devido para apressar todas as reformas!

Ah! Lembrando! A campanha do vereador Madureira continua, ok?

A saída dele e de alguns vereadores que apoiam COBRAR PELOS ESPAÇOS PÚBLICOS foi ADIAR A VOTAÇÃO! Quando forem votar esse ABSURDO, com certeza estaremos na época das festas do final do ano ou no carnaval! 

Adivinhem se não vão conseguir que CADA UM DE NÓS PAGUE DUAS VEZES PELO MESMO ESPAÇO! Já que a manutenção deles vem do IPTU que pagamos!! E com SACRÍFICIO, ainda mais depois da pandemia!

Teatro Zaqueu de Melo: fechado e se deteriorando há anos – Foto: Portal da Prefeitura de Londrina

Até quando vamos permitir que poucos, aqueles que estão nos vários poderes, MAMEM DESCARADAMENTE DOS NOSSOS IMPOSTOS SUADOS?

Somos “palhaços” que teremos que pagar muitas vezes pelos “picadeiros” que por direito são nossos!!

Para uma “tribo” que usufrui de altos salários pagos POR NÓS, somos APENAS os “MANIPULÁVEIS QUE TRABALHAM ATÉ O OCO E DÃO DE MÃO BEIJADA A VIDA ÓTIMA PARA ELES E ELAS”! 

Ou acham que não são MANIPULADOS para renderem, para trabalharem até a exaustão e darem vida boa para alguns políticos e poliqueiros. Que, para mim. chegam perto da psicopatia!

Ah! Lembrando também que, quando digo “REFORMA”, não estou falando de bobagens, como a que fizeram na praça de frente da minha casa: pintaram de BRANCO as muretas QUEBRADAS, que precisam ser levantadas, para a terra não descer na nossa rua e bueiro quando chove!…. Pintam os bancos velhos de várias cores, não plantam NADA, não podam com a frequência necessária as mangueiras, NUNCA CHAMAM ARTISTAS (e fazem licitações) para termos esculturas, fontes , calçadas que dariam orgulho para a cidade e fortaleceria como polo cultural… Aliás! LICITAÇÃO PARA ARTISTAS LONDRINENSES! Porque já cansei de ver chamarem o povo de Sampa para fazerem projetos aqui!

Outra coisa vergonhosa? Derrubar as obras ou modificar os projetos dos artistas!

FALTA DE RESPEITO! SACANAGEM, POLITICAGEM DA PIOR ESPÉCIE!

Museu de Arte de Londrina e Teatro Zaqueu de Melo estão abandonados e nós não somos a irmandade que precisamos para mudar isso.
Teatro Zaqueu de Melho, há muito tempo…. – Foto: https://pt.foursquare.com/

Irmandade? Como?

Querem saber o que mais me corrói? É ver gente que faz parte da classe artística que se CORROMPE e é capaz de passar por cima dos colegas e dar a “velha puxada de tapete”…

Espero sinceramente que todo recurso roubado, desviado, os recursos -que ajudariam muitos produtores de arte que dão o sangue pela arte a ter uma vida mais digna e que acarretaria que fizessem seu trabalho de forma mais tranquila – e as pessoas que compactuam com isso sejam todos alvos da LEI DO RETORNO! DESSA ninguém ESCAPA!

Outra coisa! A “ladainha” do PROMIC tambem JÁ DEU!  E uma cidade como Londrina, em que uma secretaria só tem como “objeto de apreciação pública” um projeto que TODO MUNDO SABE, NÃO ALCANÇA nem a metade dos produtores de cultura que tem aqui!

É, gente! ISSO é o tal “segredo de polichinelo” , TODO MUNDO SABE! Mas como não se pode provar e a lei no BRASIL é morosa e deficiente, NUNCA DÁ EM ALGUMA COISA BOA PARA A SOCIEDADE!

Deixo AQUI TAMBÉM muitooo claro! NÃO SÃO TODOS, TODAS E TODES funcionários públicos com má fé! Conheço MUITA GENTE BOA que BATALHA PELA CULTURA e, muitas vezes, até por ser funcionário ou funcionária, não consegue nem 1% em mudar a estrutura nociva de uma Secretaria da Cultura, por exemplo!

Sabem QUEM PODE MUDAR TUDO ISSO? VOCÊS! 

Cobrem das autoridades, pagas pelo nosso dinheiro, pelo direito que temos de termos Arte, Cultura, Bibliotecas, Museus, Teatros, Espaços Públicos bem cuidados.

E para terminar, sem xingar ninguém ( já está na ponta da língua!), quem puder, vá para CURITIBA!

Vejam como são mantidos os espaços! Como têm obras de artistas em todas as ruas, como os poestas de lá são homenageados! Vejam os museus, as galerias, os espaços municipais que empregam artistas para cursos… Música, desde a cena underground atá a Orquestra Municipal, Show, peças de teatro o tempo todo, exposições de arte importantes. TUDO ACONTECE LÁ.

Quando voltarem, só lembre que o seu dinheiro volta para cá. Mas apenas recebemos MIGALHAS. E, olhem só, são migalhas tão pequenas que os pombos do Terminal estão ganhando de nós faz tempo. Todos os pombos estão lindos. Nós, cada vez mais, estamos pele e osso, sendo sugados e restritos da ENORME CULTURA QUE TEMOS AQUI!

Enfim….

Pax vobiscum e fé, que são as unícas coisas que não podem sugar de nós!

Ângela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos. Instagram angela_dianarte

Leia todas as colunas de Arte

Foto principal: Vivian Honorato/N.Com

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

2 Comentários

  1. Algo precisa ser feito pra mudar esse cenário.

  2. Precisamos nos unir para acabar com esse descaso com a cultura,com nossos espaços públicos! A população carece que suas almas sejam alimentados,supridas de cultura! Vamos fazer algo,os londrinenses merecem e precisam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.