Costureiras e Fazedores de Moda com Pé Vermelho: já pensou em reformar seu vestido de noiva?

Que eu adoro moda festa e ateliês em geral vocês já sabem, né? Hoje eu trago um pouco de um trabalho que achei bem legal nesse sentido: as reformas e costuras da Fabiane Stadler, do Stadler Ateliê, aqui de Londrina.

Modelo clássico de noiva por @stadler.atelie Foto: @stadler.atelie

A história da Fabiane com a costura começou de um jeito até comum. “Minhas primeiras clientes foram as bonecas”. Mas a brincadeira evoluiu para hobby no começo da adolescência e virou negócio há 4 anos. “Em 2017, estava procurando emprego na minha área de formação. Mas depois de confeccionar um vestido para ser madrinha de casamento muitos amigos elogiaram e decidi dar ouvidos ao que eles diziam.”

Um dos vestidos reformados por Fabiane Foto: @stadler.atelie

Reforma de vestidos de noivas, vestidos de festas, roupas infantis, pijamas, conserto de roupas em geral… Tudo isso e mais um pouco ela faz. Mas a parte de seu trabalho que mais me chamou atenção foi a de reforma de vestidos de noivas. Muito pelo caráter sustentável e circular da coisa – ela mesma conta que esse é um ponto importante de seu trabalho.

Por que comprar uma roupa nova se no meu armário tenho coisas que não uso? Em todo bairro tem pelo menos uma costureira que faz esse serviço de reforma de roupas. No meu ateliê, sempre pego calças para transformar em bermudas ou saias, camisetas que viram regatas, camisas que viram vestidos… É parte da minha filosofia de vida também, não compro roupas há algum tempo.”

Detalhe de vestido de noiva Foto: @stadler.atelie

E também por ser uma grande sacada – além de uma tendência que vem ganhando cada vez mais força, principalmente entre quem gosta de exclusividade e busca uma peça única. Tem aumentado a busca por costureiras e alfaiates que modifiquem peças de lojas ou feitas sob medida.

No caso, é a própria Fabiane quem seleciona os vestidos que serão reformados. “Avalio as condições do tecido, estado de conservação, quais as possibilidades posso ter ao tentar remodelar a peça. Procuro combinar as cores e texturas.

Tal mãe, tal filha 50’s inspirado na Barbie Foto: @stadler.atelie

Então, como não poderia deixar de ser, quero saber de onde vem a inspiração, onde ela busca ideias: “A inspiração vem de dentro… E sempre debato com a minha mãe sobre o nosso trabalho. Fora isso, acompanho as redes sociais de alguns estilistas como Alexandre Herchcovitch e Carlos Miele.”

E não foi à toa que bati o olho e gostei de cara de várias das peças criadas por ela. “Gosto de trabalhar com tecido plano e alfaiataria, que me permitem fazer peças com um ar mais sofisticado, mesmo aquelas mais simples. Características que podem ser observadas nas roupas usadas até o final dos anos 70.”

Essa referência da alfaiataria vintage é perceptível em várias das outras peças confeccionadas no ateliê, assim como a estética pin-up – e a Fabiane também cria vestidos e conjuntos lindos sob medida.

Conjunto estilo pin up, outra referência forte de Fabiane Foto: @stadler.atelie

Pra quem gostaria de experimentar o serviço de reforma de roupas de festa, mas ainda tem medo de não dar certo ou não conseguir o acabamento esperado, Fabi dá a dica: “O risco de não ser perfeito existe até naquelas comprinhas de importados que a gente faz… A dica que eu dou é sempre levar para a profissional de sua confiança, vestir a roupa para que sejam feitas as devidas marcações e provar novamente após o serviço ser executado. E nunca comprar um número menor, a menos que você aceite que será feito emendas.”

Fabiane Stadler – Foto: Acervo Pessoal

Por fim, perguntei se ela já transformou vestido de noiva em outra peça. “Por enquanto, não transformei vestido de noiva em nada diferente disso, pois são todos brancos, com rendas, bordados e pedrarias, mas tenho em mente fazer alguns experimentos sim. Só está faltando aparecer a cliente que tope tal ousadia.”

No Instagram do Stadler Ateliê é possível conferir alguns dos modelos reformados por ela. Pra trocar uma ideia com a Fabi, só chamar no direct ou no (43) 98803-2911. Quanto à cliente que tope a ousadia de transformar um vestido de noiva em algo completamente diferente, senti uma comichão aqui. Quem sabe?

Ana Paula Barcellos

Escritora, designer de joias artesanais, marketeira e pesquisadora de tendências. Trabalha com as marcas Pinacola e Ana Diana.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *