Conheça uma história de empreendedorismo infantil

Depois de uma reunião social, estava jantando com um grupo de amigos. Conversávamos a respeito dos cuidados de nossos filhos quanto a educação financeira e prepará-los para o futuro.

Um amigo relatou que seu filho começou a criar galinhas e a vender ovos. Fiquei curioso e pedi para contar essa história. Achei a iniciativa muito interessante, porque, na verdade, ele incentivou na prática o filho a compreender o que é empreendedorismo e, desde muito cedo, mostrar a sua importância e o sentido de responsabilidade, já que ele também é empresário no varejo.

Afinal, a palavra empreendedorismo significa a capacidade de uma pessoa identificar problemas e oportunidades, soluções e investir recursos para criar coisas positivas para a sociedade (SEBRAE).

Queria conhecer um pouco mais. Sugeri um bate-papo e fizemos pelo Whatsapp. O pequeno aspirante a empresário, o Matheus, tem apenas 10 anos e logo começou a contar a história de suas 18 galinhas e dois galos.

Pergunta: Como surgiu a ideia de criar galinhas e vender ovos?
Resposta: Como moro em uma chácara, meu pai comprou duas galinhas para comer os insetos. E nisso peguei gosto de cuidar e criar galinhas.

Pergunta: Há quanto tempo vende ovos?
Resposta: Comecei a vender no início desse ano (2021). Antes não vendia, o que era produzido consumia em casa e dava para parentes. Mas vi que poderia vender para fora.

Pergunta: Quem iniciou este projeto?
Resposta: Meus pais notaram que eu gostava de cuidar de galinhas. Tinha um pequeno galinheiro, transformamos em uma estrutura maior e começamos a vender ovos.

Pergunta: Quem ajuda a cuidar do seu negócio?
Resposta: Meus pais me ajudam, indicam as pessoas que desejam comprar os ovos. Quando preciso comprar um remédio ou ração, eu dou dinheiro para eles.

Pergunta: Para quem vende e como vende?
Resposta: Eu vendo para amigos e familiares. Vendo também pelo whats e quando eles pedem, meus pais entregam na casa da pessoa ou onde ela estiver.

Pergunta: Como faz para definir o preço de venda?
Resposta: Antes eu vendia a R$12, mas agora vendo a R$15. As outras pessoas estão vendendo por esse valor. E também por conta do preço do milho e sempre dou uma vitamina para as galinhas. Tem que ajustar tudo isso.

Pergunta: Que mensagem daria para outras crianças que desejam começar seu negócio?
Resposta: As crianças devem buscar ajuda de seus pais. Não importa o que você deseja fazer, nunca desista de seus sonhos.

Veja quantos conceitos estão expostos: formação de preço, planejamento de produção, investimento, lucro, análise da concorrência. Moral da história, temos que incentivar nossas crianças. Sensacional esse caso, não?

Fique por dentro. Boa semana. Gratidão!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR.
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal

Foto: Pixabay

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *