TBT: Moqueca Especial do Chef Akira

Moqueca

O LONDRINE̅NSE relembra receitas e dicas da coluna Gastronomia publicadas desde maio de 2019. Nesta quaresma, confira a saborosa sugestão do chef Henrique Akira

Da redação

Nestes quase sete anos do O LONDRINE̅NSE, a coluna Gastronomia é uma das mais acessadas. Afinal, tem receitas deliciosas e dicas imperdíveis para quem gosta de comida boa, seja para fazer em casa ou comer fora com a indicação de bares e restaurantes da cidade.

Acompanhe mais um #TBT, desta vez com uma receita perfeita para esta quaresma, tempo de penitência para os católicos, mas nada impede que seja com muito sabor. A sugestão do chef Henrique Akira, um grande parceiro na coluna Gastronomia, é a moqueca de peixe com banana.

Moqueca Especial

A moqueca é um dos pratos típicos mais famosos do Brasil, presente especialmente nos estados do Espírito Santo, Bahia, Ceará e Pernambuco. Normalmente, ela é composta por peixes, frutos do mar, galinha ou até em versões vegetarianas com palmito, banana ou jaca.

Nas minhas andanças pelo Brasil, provei as mais diferentes versões, desde a famosa Moqueca Capixaba, até uma especial feita com pato e jambu no Pará. Mas confesso que a minha receita preferida é essa que compartilho com vocês, que leva banana em seu preparo. E eu adoro banana!

A banana é um verdadeiro coringa na cozinha, pois graças à sua versatilidade podemos preparar incontáveis receitas, sem torná-la enjoativa ou sem graça. Vai bem na farofa, num risoto, em cremes e purês, em bolos, tortas, pães, à milanesa, acompanhando sorvetes, serve para fazer geléias e é ingrediente indispensável em diversos pratos típicos, como essa moqueca deliciosa.

No Brasil, as variedades mais facilmente encontradas são a nanica, também conhecida como caturra e banana d´agua, ideal para preparo de sobremesas graças a sua doçura e maciez; a banana-maçã, com a casca mais fina e polpa mais clara (ingrediente secreto de uma famosa casa de vitaminas presente em Londrina); a banana da terra, mais firme, com mais amido que as demais, é ideal para ser cozida, frita ou assada; a banana-prata, também com polpa mais consistente que a nanica e maior durabilidade que as demais e a banana-ouro – minha favorita – com alto grau de dulçor, perfeita para ser comida in natura, ou para invencionices na cozinha.

Ingredientes

1 kilo de peixe em posta, como o Badejo, cação ou até mesmo a tilápia.

500 gr de camarões limpos tamanho médio de preferência frescos;

2 cebolas, uma em rodelas e outra picadinha;

4 dentes de alho picados;

3 tomates maduros cortados grosseiramente;

1 pimentão vermelho pequeno em rodelas;

1 pimentão amarelo pequeno em rodelas;

1 pimentão verde pequeno em rodelas;

4 bananas prata cortadas em quatro partes;

1 xícara de coentro picado (se não gosta, pode deixar de lado sem problemas);

1 xícara de cheiro verde picado;

2 folhas de louro;

Ramos de tomilho fresco;

Suco de um limão espremido sobre as postas do peixe;

1 colher de sopa de colorau em pó dissolvido em um pouco de azeite;

Azeite de oliva a gosto;

Sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo

Em uma panela de barro, acrescente o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar levemente. Acrescente os tomates, os pimentões, o coentro picado, o cheiro verde e as folhas de louro. Mexa bem por alguns minutos. Coloque as postas do peixe temperadas com limão, sal e pimenta.

Após alguns minutos, acrescente os camarões. Corrija o sal e a pimenta, adicione o colorau, regue com um pouco mais de azeite e coloque as bananas. Finalize com os ramos de tomilho.

Sirva acompanhado de arroz branco e salada de folhas.

Ei, você! Já está entediado de ficar em casa? Então corre pra acessar o link e adquira hoje mesmo meu livro de receitas. São mais de 50 preparações simples e deliciosas!

Henrique Akira

Além de Administrador de Empresas, é formado em Gastronomia com especialização em Culinária Mediterrânea, Panificação e Confeitaria e nas horas vagas atua com a sua orquestra de panelas. Apaixonado por livros de receitas, possui uma biblioteca com mais de 2.000 títulos nacionais e internacionais. Vencedor de diversas premiações em conceituadas revistas de gastronomia, como Prazeres da Mesa, Casa & Comida e no Concurso Maggi (Nestlé) de receitas.

Foto: Arquivo pessoal

Leia mais sobre Gastronomia

Siga O LONDRINE̅NSE no Instagram @olondrinensejornal

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

Carnaval nas coxas, mas sucesso de público

Mesmo com a falta de planejamento e com um orçamento restrito, o público compareceu em peso ao Carnaval organizado pelo Município. E isso prova que há demanda para esse tipo de festa, que traz benefícios econômicos para qualquer cidade que se planeja

Leia Mais