Ordem de serviço foi assinada nesta manhã e contempla uma ampla reforma estrutural em todo prédio
O LONDRINENSE com assessoria
Depois da assinatura da ordem de serviço, hoje de manhã (14), começaram as obras do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e o Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Centrolab). No total, serão investidos pouco mais de R$ 3,5 milhões recursos municipais, para reformar os mais de 3 mil metros quadrados de área. A empresa responsável pelas obras é a Engemitsu Engenharia e Construções, de Londrina. O prazo de execução das obras é de 10 meses. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, essa é a primeira reforma estrutural e geral do espaço após 20 anos da inauguração, em 1999. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.
Durante a reforma, os atendimentos do PAI serão realocados para a Avenida Juscelino Kubitschek, 3.421, no antigo Hospital Ortopédico. Dentro de 60 dias, toda a unidade será transferida. A Centrolab já está atendendo na Rua Maranhão, 463, desde dezembro do ano passado.
O secretário de Saúde destacou que as obras representam um momento histórico para a cidade. “É uma data emblemática, que a cidade esperava há pelo menos 15 anos. Essa é uma unidade de extrema importância”, disse. Ele apontou também que a reconstrução do PAI vai trazer uma condição mais adequada aos servidores, para que eles possam atender os pacientes com mais qualidade, eficiência e segurança, bem como os pais e outros familiares. “Estas pessoas poderão ser atendidas em um local mais adequado, confortável e humanizado, no momento em que mais precisam”, afirmou.
A obra de reforma do PAI vai reorganizar espaços, criar novos ambientes e permitir a adequação da lavanderia, central da esterilização e banheiros, além da inserção de uma área de lazer para as crianças (brinquedoteca). A reforma também propiciará maior espaço na sala emergência e sala de inalação, uma sala de vacina exclusiva, além de adequação da sala de coleta na de medicação, nos consultórios, na farmácia, local de sutura exclusiva e outros procedimentos.

O PAI faz cerca de 8 mil consultas e, aproximadamente, 3 mil exames de raio x por mês, além de milhares de exames laboratoriais. Somente em 2018 foram 97.687 atendimentos médicos e este ano, até julho, foram cerca de 50 mil. Desde a sua inauguração, em 1999, foram realizadas mais de 3,2 milhões consultas médicas. Atualmente o local conta com 27 médicos, 11 enfermeiros, 55 auxiliares de Enfermagem, um assistente social, um farmacêutico, 12 técnicos de Gestão Pública, oito técnicos de raio x e 30 equipes de serviços gerais e guardas (servidores e Costa Oeste).
Centrolab – A reestruturação do laboratório, localizado no mesmo prédio do PAI, visa otimizar e aprimorar o atendimento aos usuários com a readequação dos ambientes. Serão ampliados alguns espaços, para implantação dos novos equipamentos, a fim de diminuir o tempo de espera na liberação dos resultados dos exames, principalmente nos setores de recepção e coleta.
Uma das mudanças será na entrada dos usuários do Centrolab. O piso superior térreo será reformado para conter uma entrada exclusiva para o laboratório, desafogando a entrada do PAI, onde os usuários se dirigem atualmente, para coleta de material. A recepção será ampliada e o espaço passará a contar com sala para coleta infantil, sala coleta adulto, sala de coleta para gestante, com poltronas para exames, para dar mais conforto às grávidas.
Em 2019, o Centrolab realizou 1.953.582 exames de: bioquímica; hanseníase; hematologia; hormônio/imunologia; líquor; microbiologia; parasitologia de fezes; tuberculose e urinálise, no expediente que é das 7 às 13 horas. Em 2018, o Centrolab manteve a classificação de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ).
Lista completa das intervenções nos ambientes do PAI:
Pintura geral do prédio;
Impermeabilização da laje externa das marquises;
Troca e pintura de forro de gesso onde estiver danificado;
Reparos na cobertura/telhado;
Substituição de todo o revestimento cerâmico (piso e parede), substituição de peças e/ou troca de pisos e Paviflex, troca de todas as louças, metais e acessórios;
Reparo no trinco na junta de dilatação;
Manutenção elétrica, reparos no sistema de iluminação, nas caixas elétricas externas, troca/reposição de tomadas e interruptores; restaurar o sistema SPDA/cabeamento/sonorização/CFTV;
Trocas/Reposições dos vidros quebrados;
Reparo da cobertura e repintura da estrutura metálica da marquise;
Trocas/reparos em ralos, pisos e corrimãos;
Troca de portas, soleiras, fechaduras e divisórias, conforme necessidade;
Reparo da fachada;
Reforma da cobertura em policarbonato do pátio interno;
Reparos/Alterações nos sistemas de drenos do ar condicionado;
Reparo e sinalização dos sistemas de prevenção de incêndio;
Reparos nas instalações e sinalização da central de resíduos e GLP;
Sinalização de vagas do estacionamento;
Reparos na rede de lógica existente bem como instalação de novos pontos;
Reparos no acesso rampa da Avenida Leste Oeste (apresenta afundamento);
Construção de nova entrada para veículos junto à guarita;
Expansão do estacionamento;
Remanejamento e adequações em geral melhorando fluxo e criando novos ambientes como uma sala de punção e procedimentos;
Construção de necrotério;
Retirada de paredes existentes e construção de novas para modificações no layout interno;
Substituição dos armários abaixo das bancadas e das bancadas em inox;
Substituição das cubas dos banheiros para atender a NBR 9050 (acessibilidade).
Lista completa das intervenções no Centrolab:
Criação de uma entrada de pacientes exclusiva para o Centrolab;
Criação da recepção;
Retirada de paredes existentes e construção de novas para modificações no layout interno;
Substituição dos armários abaixo das bancadas e das bancadas em inox;
Substituição das cubas dos banheiros para atender a NBR 9050 (acessibilidade);
Reposicionamento das salas de exames e almoxarifado;
Construção de banheiros masculino e feminino;
Reposicionamento, criação e/ou ampliação das salas de exames;
Criação de ambiente para guarda de cadeira de rodas;
Criação de salas para coleta infantil, adultos e gestante (com poltronas para exames, uma vez que o tempo de permanência da gestante é de 2 horas para a realização de exames);
Adequação da sala para lavagem de material e esterilização;
Instalação de elevador interno para transporte de material coletado ao piso superior;
Organização de materiais em geral e documentações.
Foto: Arquivo N.Com

