Número de casos de traumas e acidentes voltou ao normal com a reabertura do comércio
Telma Elorza
O LONDRINENSE
O fechamento do Pronto Socorro do Hospital Evangélico, na manhã desta terça-feira (26), depois que um paciente internado testou positivo para covid-19, sobrecarregou o sistema hospitalar de urgência e emergência destinado a outros casos que não a doença pandêmica, principalmente porque o HU está quase que exclusivamente direcionado para covid. Embora a Santa Casa tenha reaberto hoje seu PS, a decisão das autoridades de saúde e Ministério Público, tomada em uma reunião de emergência nesta manhã, é encaminhar casos da região para hospitais de Arapongas e Apucarana, e deixar o HU apenas para casos com problemas respiratórios suspeitos.
Segundo o gerente médico do médico do Hospital Evangélico, Rodrigo Bettega, o relaxamento do isolamento social na cidade aumentou significativamente os casos de traumas e acidentes, sobrecarregando o PS do hospital que, hoje, mesmo com o local interditado, ainda tem 62 pacientes. “Vagas para pacientes com covid, a cidade tem. O problema está sendo os outros casos não-covid. Temos 20 vagas e estamos com 62 internados em poltronas, macas e cadeiras”, disse. De acordo com ele, serão feitas triagens nesses pacientes e os encaminhamentos necessários – internação hospitalar, transferência ou alta – para que o PS possa ser todo higienizado. “A previsão que consigamos reabrir na sexta-feira (29)”, disse.
Todos pacientes que passaram pelo PS e equipes de funcionários que trabalharam no local, durante os cinco dias que o paciente esteve lá, serão monitorados e testados para a doença. “Vamos entrar em contato com todo mundo para acompanhar caso a caso, fazendo testes, inclusive”, disse. De acordo com ele, a Vigilância Sanitária disponibilizou testes rápidos para isso. “A gente segue o protocolo que é testar apenas quem tem sintomas, mas com os testes rápidos serão todos testados”, disse. Ele não soube informar o número de pessoas envolvidas.
O hospital já tem 25 funcionários confirmados anteriormente com covid, mas apenas dois internados, sendo um deles, um médico infectologista da equipe, na UTI. Também tem oito pacientes confirmados com a doença e outros quatro casos aguardando o resultado de testes.
De acordo com Bettega, o paciente com covid-19 veio de Santo Antônio da Platina, no dia 21, pela Central de Leitos, com resultado negativo. “Hoje que o hospital de lá avisou que novo exame chegou com resultado positivo. Como seu quadro piorou muito, ele foi imediatamente encaminhado para uma UTI no HU”, explicou. Ele reconhece que o paciente deveria ter sido isolado, mas desde o início. “Mesmo sem confirmação, mas com todos os sintomas, ele deveria ter sido isolado já no ponto de origem”, afirmou.
O caso serviu como alerta para o hospital que mudou alguns procedimentos. “Em todos os casos, seja trauma ou qualquer outro problema, o paciente terá que usar máscara e, em qualquer sintoma inicial da doença que seja, será feito testes e encaminhados para o laboratório do HU, que pode nos dar resultado no mesmo dia”, afirmou o gerente médico.
Foto: Reprodução/Facebook do Hospital Evangélico de Londrina

