Você sabe o que é Cashback?

Quantos programas de caschback você participa? Já alguma vez pensou em comprar um produto e receber parte do seu valor em dinheiro de volta? Isso mesmo, o cashback (dinheiro de volta, em português) tem a proposta de oferecer facilidade e benefícios para quem realiza compra de algum produto e serviços.

Existe um grande número de empresas que utilizam esse programa de fidelidade como estratégia organizacional e devolve parte do dinheiro imediatamente ao cliente.

O formato de cashback é amplamente utilizado nos Estados Unidos e se tornou popular no Brasil a partir de 2010. O conceito original era que as lojas de varejo pagavam pelos anúncios em site de empresa para ofertar os produtos e serviços, portanto, parte das vendas era reembolsada pelo cliente que efetuou a compra. Assim, tornou-se uma importante ferramenta para fidelizar o consumidor, aumentar as vendas e dar maior visibilidade da loja.

Ao contrário dos programas de fidelidade tradicionais que geram pontos, o cashback tem a promessa de retorno como recompensa em dinheiro ou reutilização de crédito ao comprar produtos ou serviços, como em supermercados, restaurantes, postos de gasolina, passagens aéreas e outros. Para isso é preciso estar cadastrado em um dos programas de fidelidade das empresas.

Minha situação em especial e que realmente gosto de usar é quando preciso abastecer o carro e locar carros. O primeiro é referente ao programa de fidelidade do posto Ipiranga, sempre que abasteço ou compro algo da conveniência posso optar por acumular valor. Quando chega ao saldo que acho suficiente deduzo da próxima compra.

Sem falar que este programa de fidelização permite o acesso a diversos produtos de outras empresas afiliadas. Se você ainda não usou, vale a pena tentar, pois pode obter bons resultados. No caso, deve escolher a empresa desejada e se cadastrar.

O segundo é da locadora movida, a cada locação conforme a categoria utilizada você acumula bônus para descontar nas próximas locações.

Mas vale sempre a dica, procure pesquisar cada empresa antes de qualquer consumo ou cadastro por meio do site Reclame Aqui. Lá é possível ver os rankings das melhores e piores empresas na relação comercial com o consumidor.

Agora, definido a empresa e cadastrado e boas compras, mas sempre com parcimônia.

Pense nisso! Fica a sugestão. Ótima semana!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR.
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do YouTube e minha redes sociais Linkedin, Facebook Instagram.

Foto: Pixabay

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *