Seu Dia a Dia – Recebeu 13º. salário, qual é a prioridade?

E ai, tem direito de receber o 13º. salário? Então, qual a sua principal prioridade? Descreva a melhor opção.
a) Pagar contas
b) Investir o dinheiro
c) Comprar presentes de natal
d) Usar para viajar

Certamente não há uma resposta certa ou errada para essa pergunta, pois isso vai depender de cada situação pessoal.

Realizei uma sondagem nas redes sociais – Facebook e Whatsapp –, no período de 3 a 7 de dezembro, perguntando a quem tem direito de receber o13º. salário o que iria fazer. No total, 312 pessoas responderam.

Destaco os principais achados:

O destino da 1ª.  parcela, que já foi pago para a maioria, foi destinada para pagar contas como, dívidas, imposto, taxa, empréstimos, carnês, cartão, com 52% das citações. Já investir uma parte, ou seja, poupar foi a resposta de 28% dos respondentes. Cerca de 14% ainda não definiu o que faria e 3% pretendem, viajar e comprar presentes de Natal.

Destaca-se, ainda, que por gênero, homens e mulheres compartilharam da mesma opinião, ambos, com 52% citaram que deram prioridades as contas pessoais.

E o destino da 2ª parcela será ainda, para uma boa parte dos que responderam, para pagamento das contas, mas agora o índice é de 36%. A opção de investir aumentou para 34%. Por outro lado, os indecisos foi para 12%, enquanto que 7% usará o dinheiro para viajar e 11% comprar presentes de Natal.

Ao comparar por gênero, já se verifica diferenças de opinião e comportamento. As mulheres, com 52%, foram as que investiriam mais, enquanto, os homens o índice fica em 25%, já que 40% deles ainda citam que pretendem pagar contas.

Considerando que a pesquisa não aprofunda nos motivos pessoais para cada resposta, aponta tendência de comportamento muito semelhante com estudos divulgadas em outras localidades do país, onde predomina o pagamento das contas pessoais e investimento.

De qualquer forma, fica aqui a dica. Quem tem dívidas ou prestações futuras como IPTU, IPVA, mensalidade de escola, vale a pena pensar na quitação. E por outro lado, se de fato, existir alguma folga financeira, nunca é demais a boa ideia da “velha” poupança.

Por fim, melhor ainda, se puder, desfrute com a família para passeios ou presentes de Natal para as pessoas queridas.


Fica a dica. Desejo uma ótima semana!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: fb.me/claudio.luiz.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do YouTube

Foto: KoolShooters no Pexels

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *