Seu dia a dia: Qual a sua meta e quanto consegue poupar por mês?

No dicionário Aurélio a palavra poupança tem alguns significados. Qual seria a melhor definição para você?

Sentido de poupar;

Sentido de despesa moderada; fazer economia;

No sentido informal de não gostar de gastar;

No sentido econômico, em que parte da renda que não é gasto em serviços e compra de produtos.

Em pesquisa recente com mais de duas mil pessoas, feita por um aplicativo financeiro, conclui-se que, nos últimos meses, 45% dos entrevistados conseguiram economizar entre 101 e 500 reais por mês.

Apesar das grandes mudanças em que vivemos na economia, o pensamento é: quanto você pode economizar geralmente a cada mês? Você está mais inclinado a economizar antes de gastar, ou seja, não espera “excedente” para economizar? Ou você espera alguma sobra para poupar?

Naturalmente, considerando este momento de pandemia, os salários caíram, como perdas de emprego e renda e a situação se complicou. Pode até ter ocorrido o efeito contrário, a “despoupança “, ou seja, gastar o dinheiro que foi economizado. Mas, se isso não aconteceu com você, pode experimentar poupar.

E como começar a poupar? Entendo que é muito importante destacar que essa é uma das grandes responsabilidades dos pais na educação financeira do lar.

Lembro-me da sugestão de meu pai. Com a mesada da época, guardava o dinheiro na carteira que existe até hoje. Ele comentou: “quem faz poupança sempre terá dinheiro.”

Portanto, estabeleça uma meta e o prazo necessário para a conclusão de um projeto de poupança. Com isso, você poderá saber quanto quer economizar a cada mês e quanto terá ao final desse período, seja como proposta de aposentadoria, viagem, curso, compra de um imóvel, carro ou outro desejo.

Como sugestão, acesse https://www.grao.com.br/ e veja como esse APP da fintech viabiliza investimentos por meio de uma caderneta de poupança digital, que promete rendimentos maiores que a tradicional. Você também pode baixar uma planilha de controle financeiro gratuito. Não importa o valor, pode ser 1, 2, 5, 10 ou até 50 reais. O importante é começar.

Fica a dica. Você, pai ou mãe, pense nisso!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: fb.me/claudio.luiz.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do YouTube

Foto: moritz320 por Pixabay

Compartilhar:

Um comentário em “Seu dia a dia: Qual a sua meta e quanto consegue poupar por mês?

  • 31 de março de 2021 em 12:18
    Permalink

    Excelente matéria. PARABÉNS!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *