Real oportunidade de renegociar a dívida: conheça consumidor.gov.br

Acompanho um amigo na abertura de sua empresa no ramo alimentício e tão logo deparou-se que uma das dificuldade de início são: o investimento e capital de giro.

A partir desse momento sugeri a opção de levantar recursos por meio da Sociedade de Garanti de Crédito (GarantiNorte), que tem por objetivo facilitar a obtenção de crédito junto aos agentes financeiros com juros e prazos bastante acessíveis. Uma excelente opção de crédito para quem está iniciando seu negócio ou mesmo quem já está em operação.

Trata-se de uma forma de intermediação de auxílio no repasse financeiro, que é o papel da Garantinorte. Na consulta, com atendente prestativo e atencioso, precisava, no início da abertura do processo, fazer de “praxe” alguns levantamentos. E na ocasião houve duas situações bem pontuais que relato a seguir:

A primeira é necessário que a empresa tenha pelo menos 1 ano de abertura, no entanto, julgamos isso não ser um problema, pois seria questão de tempo, já que ela estava indo para o sexto mês de existência.

A segunda situação e para surpresa dele, ao fazer busca pelo CPF, apareceram duas contas pendentes no SERASA e na ocasião comentou que ficou completamente no esquecimento, no qual nem mais se lembrava desses débitos.

Certamente isso foi um empecilho para receber o crédito e sabendo disso ele fez contato com as empresas, no qual recebeu oferta de quitação. Uma das dívidas era com o cartão de crédito que originalmente era de R$ 1.000,00 e atualizado chegava a mais de R$ 5 mil reais. Nessa ocasião, o Banco fez proposta de saldar o débito para o pagamento à vista da dívida original sem a devida correção, que, de certa forma, não deixa de ser uma boa proposta.

Mas, eis que surgiu a plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br/, e assim encaminhei o link para ele fazer o cadastro, pois lá seria possível entrar contato com as duas empresas para uma renegociação do débito e parcelamento. E foi o que fez, agora está no aguardo das contrapropostas das empresas.

Muitas vezes o credor, ainda mais no caso do cartão de crédito, o juros são muito altos e o consumidor fica sem opção de negociação e a dívida só aumenta.

Então, fica a dica, para quem precisa recorrer a essa negociação. Como a mídia tem noticiado, esse programa promete ser uma real chance de quitar os débitos com ótimos descontos e negociações. Aproveitem essa oportunidade.

Desejo uma excelente semana!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: fb.me/claudio.luiz.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do YouTube

Foto: Print do site

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *