O evento do Fórum Desenvolve Londrina traz quatro cases sobre o assunto, será nesta terça (22), presencial, aberto ao público e com inscrições pelo Sympla
O LONDRINENSE com assessoria
As inscrições para o VI Fórum Em Debate estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo Sympla através deste link. O tema do seminário, “Oportunidade de Trabalho e Renda para pessoas em territórios vulneráveis”, será apresentado por quatro painelistas. O evento acontece nesta terça-feira (22), com início às 7h50 e finalização às 11h, no auditório da sede da Unimed Londrina (Av: Ayrton Senna da Silva,1065).
Os quatro painelistas abordarão o assunto em “cases”, apresentando a realidade londrinense destas comunidades, outras realidades, ações para mudanças e responderão às perguntas do público. Os territórios vulneráveis estão distribuídos por todo o município de Londrina, com uma população de risco e com necessidade de maior assistência da sociedade civil, de setores públicos e privados.
Painelistas
Pedro Marin, coordenador do Programa “Orçamento e Planejamento Público” da Fundação Tide Setubal, abre o evento apresentando o trabalho que a fundação faz, principalmente na zona leste de São Paulo, capital, com base em pesquisas e indicadores. Ele é doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas; consultor e pesquisador nos temas de planejamento público, gestão por resultados e finanças públicas.
O Tenente-Coronel da Polícia Militar do Paraná, Marcos Tordoro, comandante do 30º BPM, apresenta a realidade do policiamento de proximidade com as comunidades, os objetivos, as dificuldades e resultados. O comandante é bacharel em Direito/Unopar, mestre em Políticas Públicas/UEM, especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas/UEL, especialista em Gestão de pessoas e talentos/Unifacear.
Lua Gomes será a terceira painelista do VI Fórum em Debates. Ela é coordenadora regional da CUFA – Central Única das Favelas; ativista social, educadora popular do cursinho Vista Bela, idealizadora e cofundadora do Instituto Conexões Londrina. Lua apresenta o trabalho realizado pela CUFA em comunidades londrinenses, a situação e necessidades destas comunidades.
Fechando as apresentações, a empresária Renata Amano, diretora da Fiação de Seda Bratac, mostra o trabalho que a empresa faz com a comunidade na qual está inserida, como um exemplo de participação do empresariado na realidade local. A empresária é mestre em Direito Empresarial, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria/FGV. É presidente da ABRASEDA – Associação Brasileira da Seda, diretora regional do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial/FIEP e representa o Brasil na rede internacional da seda “Silk Cities”.
O VI Fórum Em Debate terá como mediador o jornalista, Gelson Negrão e após as apresentações dos painelistas inicia o debate com o público.
Territórios vulneráveis
O assunto do seminário “Oportunidade de Trabalho e Renda para pessoas em territórios vulneráveis” é o tema de estudo do Fórum Desenvolve Londrina em 2022. O grupo, formado por representantes de 38 entidades e instituições, recebeu em reuniões internas – entre abril e setembro – mais de 30 palestrantes. As explanações dos palestrantes vão enriquecer o conteúdo do 16º Caderno de Estudos aprofundado, desde a criação do Fórum Desenvolve em 2005, com lançamento previsto para março de 2023. A realização do VI Fórum Em Debate fecha as discussões com o envolvimento da comunidade.
A intenção do VI Fórum em Debates e do Caderno de Estudos do Fórum sobre o tema é desencadear em diversos segmentos e setores do município, envolvidos nas discussões, maior reflexão e atenção sobre o assunto. O Fórum Desenvolve Londrina prepara também o “Manual de Desenvolvimento de Indicadores 2022”- em sua 17ª edição – e a “XI Pesquisa de Percepção da População sobre a Cidade de Londrina”, que será entregue também em março de 2023.
O foco do Fórum é 2034, centenário de Londrina, projetando assim, uma “agenda positiva”, para o futuro da cidade e região, atingindo um equilíbrio econômico, social, cultural e ambiental.