As provas serão aplicadas em duas fases em outubro e novembro de 2023
Agência UEL
Após ter sofrido alterações em suas datas, em decorrência da pandemia da Covid-19, o Vestibular 2024 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) retornará ao final do ano sendo realizado nos meses de outubro (1ª fase) e novembro (2ª fase) de 2023. As datas da próxima edição do Vestibular da UEL foram aprovadas e anunciadas na tarde de quinta-feira (1º), em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UEL.
Com a decisão, a primeira fase do Vestibular da UEL 2024 será realizada no dia 29 de outubro de 2023, assim como edições anteriores à pandemia da Covid-19. Já as provas da segunda fase serão nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2023.
Conforme a coordenadora de Processos Seletivos da UEL (Cops), Sandra Garcia, a definição das datas do processo seletivo 2024 levou em consideração a logística de elaboração do concurso e o agendamento das provas do vestibular de importantes universidades públicas do estado, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste), Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
“Foi importante definirmos a data por conta do planejamento para a elaboração do Vestibular. A Cops precisa de pelo menos sete meses de antecedência. Além disso, outras universidades já estão marcando as suas provas. Sempre procuramos não bater as datas”, afirma.
Outro fator levado em consideração, avalia Garcia, foi a mobilização de escolas das redes pública e privada de Londrina pela redução do hiato entre o final do ano letivo e as provas.
Novo Ensino Médio
Questionada sobre mudanças no formato e no conteúdo das provas em decorrência da entrada em vigor da matriz curricular trazida com o Novo Ensino Médio, a coordenadora explicou que estas alterações poderão ser implementadas somente no processo seletivo 2025, com a conclusão do Ensino Médio daqueles estudantes que iniciaram esta etapa escolar em 2022. “Os estudantes que ingressaram no Ensino Médio no início de 2022 se formam no final de 2024. Então, estamos fazendo o processo de avaliação do Vestibular já também com a possibilidade de fazermos mudanças por conta da reforma no Ensino Médio. Esse processo de avaliação vai terminar em novembro do ano que vem e vamos apresentar ao Cepe um relatório, também apontando um caminho com relação ao que poderá ser o Vestibular de 2025”, adiantou.
Uso de máscaras obrigatório
O Ato Executivo 147/2022, assinado pela reitora da UEL, Marta Favaro, determina o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados da UEL a partir da próxima segunda-feira (5). O documento, assinado nesta sexta-feira (2), recomenda o uso de máscara facial de proteção individual em ambientes abertos da Universidade. O Ato ainda reitera a obrigatoriedade da utilização de máscara para indivíduos que apresentarem sintomas respiratórios, tanto em ambientes abertos quanto fechados.
O documento tem validade até 22 de janeiro de 2023. A decisão foi tomada considerando a análise e a recomendação do Comitê Técnico de Enfrentamento à Covid-19, instituído pela Portaria nº 2.396, de 29 de junho de 2022, que considerou o aumento no número de casos de Covid-19 na maioria do Estados, inclusive no Paraná, e no município de Londrina, e as evidências de que o uso adequado de máscara de proteção facial auxilia na redução da incidência da doença sem diminuição no efeito de proteção nas novas variantes e subvariantes identificadas.
As disposições do Ato Executivo não se aplicam aos servidores, docentes e estudantes atuantes no Hospital Universitário (HU/UEL), Hospital Veterinário (HV), Clínica Odontológica (COU), Bebê Clínica, Farmácia Universitária e Clínica Psicológica, que poderão dispor de regramento específico por meio de ato normativo próprio.
Foto: Arquivo/UEL