Por Cláudio Chiusoli
A expressão estrutura de mercado pode parecer um pouco estranha para você, mas com certeza já ouviu falar. Refere-se à forma como as empresas competem entre si e por clientes, assunto que estudava nas aulas de economia.
Reparou que, muitas vezes, o consumidor tem dificuldade de barganhar por melhores preços, mesmo considerando que existe um mercado competitivo entre as empresas?
Para entender, na estrutura de mercado para um produto ou serviço, há três importantes critérios a considerar:
1- Pelo número de empresas que compõem o mercado;
2 – Controle de preços;
3 – Se existem barreiras de entrada ou saída de novas empresas.
No campo da economia, desdobra-se em concorrência perfeita e concorrência imperfeita. E quais a suas diferenças?
Compreender a concorrência perfeita torna-se mais tranquilo porque há muitos vendedores e é fácil para qualquer empresa entrar e sair desse mercado.
Além disso, o preço depende do equilíbrio entre oferta e demanda, ou seja, a empresa vendedora não tem controle sobre o preço final de seu produto, o que nesse sentido é bom para o consumidor que tem opção de escolha.
Por exemplo, empresas do ramo de padarias, hortifruti, mercearias, farmácias, mercados, restaurantes, etc.
Por outro lado, em um mercado de competição imperfeita, entende-se como uma estrutura de mercado em que apenas uma empresa (monopólio) ou poucas empresas (oligopólio) mantêm forte controle sobre o preço dos produtos ou serviços fornecidos. Além disso, apresenta barreiras à entrada para novas empresas que desejam se envolver no mesmo negócio.
Assim, conceitualmente, um monopólio é caracterizado por apenas uma empresa que fornece produtos e serviços em uma determinada região.
Um exemplo de monopólio são os casos da Copel e da Sanepar, onde os consumidores estão efetivamente limitados ao acesso à energia e à água. Outro exemplo de monopólio, que ocorre sob licitação governamental, é a concessão da exploração do pedágio nas rodovias.
Por fim, o oligopólio é um modelo que aponta para uma falha de mercado, significando que a oferta não é equilibrada com a demanda e o controle sobre os preços é forte mesmo na presença de concorrência entre as empresas do setor.
Da mesma forma, há grande barreiras para entrada de novas empresas no setor.
Por exemplo, companhias aéreas, telefone, indústria de cimento, indústria farmacêutica, etc.
Considerando o exposto, agora é possível entender o motivo pelo qual muitas vezes os consumidores tem dificuldades em negociar com empresas na estrutura de mercado de competição imperfeita.

Fica a leitura. Desejo uma ótima semana!
Cláudio Chiusoli
Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do e minhas redes sociais Linkedin, Facebook e Instagram.
Foto: Pexels