Skip to content

Por que o Banco Central deve ser independente? Entenda

Por Cláudio Chiusoli

O presidente do Banco Central (BACEN), Roberto Campos Neto, é criticado pelo atual governo federal pelas altas taxas de juros e que, mais ainda, sinaliza que o Banco Central não deve ser independente.
Afinal, o que está por trás dessa ampla discussão?

O Banco Central iniciou suas atividades em 1965 com a ideia de ser um dos mecanismos que visavam cumprir o papel de “banco dos bancos”.

Seus objetivos fundamentais são de assegurar a estabilidade de preços, garantir a eficiência do funcionamento do sistema financeiro, monitorar o nível de atividade econômica e promover o pleno emprego.

É uma autarquia federal que anteriormente era vinculado ao Ministério da Economia e tem autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira.

O BACEN tornou-se independente por meio de um texto aprovado pelo Senado e por uma lei de 2019, no mandato do governo federal anterior, e que entrou em vigor em 2021.

O ponto crucial da sua independência é por não estar alinhado com as ideologias partidárias e decisões dos governantes, por isso a sua autonomia.

Essa separação tornou-se extremamente importante para ganhar a credibilidade dos investidores estrangeiros na economia.

Portanto, o mandato do presidente e diretores do Banco Central não coincidirão com o do Presidente da República.

Assim, essa independência fica isenta das influências do governo federal como é o caso das indicações a cargos pelas coligações políticas à presidência de diversas empresas estatais, como Petrobrás, além do BNDES.

Se você compreendeu, então, uma das principais razões para a autonomia do Banco Central é justamente separar o ciclo político do ciclo da política monetária.

Concorda ou não com a autonomia do Banco Central?

Deixe seus comentários.

Boa semana. Tenha uma ótima semana!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR.
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do e minhas redes sociais Linkedin, Facebook Instagram.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.