Skip to content

Benefícios do 13º salário que você tem que considerar

Por Cláudio Chiusoli

Esse tema foi sugerido por um amigo e se refere ao 13º salário, também conhecido como abono de Natal, benefício pago aos trabalhadores no Brasil.

É calculado somando o total do salário recebido de janeiro a dezembro e depois dividindo esse valor por 12.

O 13º. salário é um direito garantido aos trabalhadores urbanos, rurais, domésticos e ocasionais, bem como aos aposentados e pensionistas.

Aqui vão algumas dicas de como utilizar o 13º salário. Por último, mas não menos importante, elas também servem de recomendação para quem não recebe o benefício, se obteve uma renda extra no final do ano.

O que fazer com o 13º

Pagar dívidas: se você tem dívidas pendentes, considere usá-las para saldar parte ou a totalidade delas.

Reserva para pagar despesas de início de ano: boa oportunidade para considerar as despesas que ocorrem no início do ano, como IPVA, IPTU, material e mensalidades escolares.

Reserva de emergência: se você ainda não possui uma reserva de emergência, guarde uma parte do seu 13º salário para casos de despesas imprevistas.

Alcançar metas de curto prazo: se você tem metas específicas de curto prazo, como viajar ou comprar um item desejado, pode ser usado para atingir essas metas.

Manutenção e melhorias na casa: use o dinheiro para fazer pequenas reformas, reparos necessários ou comprar itens que irão melhorar a qualidade de vida da sua casa.

Planejamento de férias: se você planeja tirar férias, pode utilizar parte do seu 13º. salário para esse fim, para garantir férias agradáveis e planejadas.

Investir: pode ser uma conta-poupança, fundo ou outra aplicação financeira. Uma forma de permitir que o seu dinheiro cresça ao longo do tempo.

Contribuições para aposentadoria: se você não faz contribuições regulares para a aposentadoria, considere alocar uma parte do seu 13º salário para uma poupança futura.

Fica a dica. Desejo uma ótima semana!

Cláudio Chiusoli

O 13º. salário é um benefício que os trabalhadores registrados recebem no final do ano. Ele pode ser usado para várias finalidades. Confira as dicas

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do YouTube e minhas redes sociais Linkedin, Facebook Instagram.

Leia todas as colunas de Economia no Seu Dia a Dia

Foto: Freepik

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.