Por Cláudio Chiusoli
Você já esteve em uma conversa com amigos ou em uma reunião de negócios e surge algumas dúvidas como, por exemplo, qual é o tamanho da população de uma determinada cidade e seu perfil socioeconômico?
Então ficam pensando e tentando adivinhar um número e, quando a resposta não aparece, fazem o inevitável, recorrem ao Google.
Provavelmente muitos não sabem que essas informações existem e são de livre acesso, fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Criado na década de 1930 como órgão estatal para auxiliar no planejamento de políticas públicas, o IBGE, é responsável pelo levantamento de dados do país, sendo, uma das mais confiáveis fontes oficiais de estatísticas sobre cidades do Brasil, disponíveis por meio de diversos indicadores.
Esses indicadores cobrem todos os aspectos da vida urbana, com estatísticas precisas e atualizadas sobre as cidades, incluindo população, renda, emprego, atividade econômica, educação, saúde e transporte e muito mais.
Eles são regularmente atualizados e disponibilizados ao público, tornando-os um recurso inestimável para gestores públicos, pesquisadores e empresas, auxiliando na tomada de decisões em muitos campos, desde a administração pública até o planejamento de negócios.
Em suma, o IBGE é uma excelente fonte de informações para quem deseja conhecer melhor as cidades brasileiras e compreender as realidades socioeconômicas do país.
Essa ferramenta do IBGE é disponibilizada on-line aos usuários que desejam visualizar esses dados de forma fácil e intuitiva.
Certamente torna-se muito útil para qualquer interesse profissional, acadêmico e outros.
Gostou da dica? Para ter acesso a todo esse conteúdo, acesse este link.
Tenha uma ótima semana!
Cláudio Chiusoli
Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR.
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do e minhas redes sociais Linkedin, Facebook e Instagram.
Foto: Print do site
1 comentário
Bom dia !!!
Excelente artigo !
Esclarecedor !