Seu dia a dia – Promessas de investimento de alto retorno? Desconfie

Comento a respeito de algumas situações que estão acontecendo em relação as falsas promessas de investimentos com altos retornos. Nesse ano, um amigo de negócios, sabendo que acompanho indicadores do mercado financeiro, comentou que um colega recebeu uma boa proposta de aplicação.

Pedi que me enviasse para analisar pelo whatsapp. Era um folder parecido com aquelas tabelas de consórcio com a simulação de investimento de vários valores de aplicação a partir de R$ 1.000,00.

O mais atrativo era a promessa de, em três meses, retornar todo o capital investido e mais um ganho financeiro acima de 10%. Mas, para isso, havia uma condição: parte do capital deveria ser reinvestido novamente.

Na ocasião, perguntei se ele tem recebido corretamente. De imediato, me mostrou um áudio do colega bastante animado comentando que recebia o depósito em conta conforme prometido. Enfim, ficamos um pouco ressabiados e concluímos que é um dinheiro muito fácil. Pensamos ainda, vamos esperar para ver, pois isso parece uma pirâmide financeira*.

*Por definição, pirâmide financeira é como são chamados os esquemas que geram receita por indicação de novos membros, feita por meio de uma taxa de entrada no negócio e que atrai pequenos investidores com a promessa de ganhos rápidos e retornos altos

Logo após alguns dias, apareceu uma reportagem, em cadeia nacional, alertando sobre golpes financeiros e uma quadrilha foi desmantelada por aplicá-los. E, na sequência, outra recente notícia de golpes no Paraná.

Falei da matéria com o colega para saber como estava sua situação e comentou que estava sendo tudo pago conforme prometido. Então, para não jogar balde de água fria, espero que não seja um golpe pois ainda continua a receber os ganhos prometidos. Mas ainda dá para desconfiar.
Enfim, tempo ao tempo…

Mas a dica: se alguém ligar de qualquer lugar se passando por especialista, prometendo ganhos financeiros fáceis, desconfie. Solicite referências, qual site, o local da empresa e etc.

Nos dias de hoje, a atenção deve redobrada para não acreditar nessas falsas promessas, pois isso acaba sensibilizando qualquer pessoa.

Isso aí, deixo mais uma leitura de um assunto da economia do nosso dia a dia. Uma excelente semana. Mande seu comentário no meu email.

Foto: Pixabay

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: facebook.com/claudio.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *