Confira na matéria algumas marcas, que talvez você nem tenha percebido, mas sumiram do mercado.
Mirella Fontana
O LONDRINENSE
Você já parou pra pensar em quantas marcas pareciam enormes, promissoras e hoje deixaram de existir?
Chiclete Ping Pong
O “Ping Pong” foi o primeiro chiclete vendido no Brasil, lançado pela Kibon em 1945. As crianças adoravam porque vinham com figurinhas colecionáveis, para se ter uma ideia, em 2002 a marca vendeu mais de 160 milhões de unidades com a edição das figurinhas de Sandy & Júnior.
Mas o chiclete não se atualizou e acabou perdendo espaço para outras marcas, como o Bubaloo, que vinha com recheio e o Ploc (fabricado pela Adams) que era mais macio e vinha com adesivos que viravam tatuagens.
Gelatto
Quem viveu nos anos 80 certamente se lembra desse jingle:
“Dame un Cornetto motto crocante
É piú cremoso, é da Gelatto…”
A história da Gelato se inicia em 1971, quando surgiu no mercado para desafiar a Kibon, que na época não tinha concorrentes. Seu primeiro lançamento foi o CORNETTO, um sorvete que já vinha com a casquinha e era simplesmente diferente de tudo que havia no mercado.
Na década de 1980, as propagandas da marca CORNETTO, que traziam bem-humoradas paródias das óperas italianas, ajudaram a popularizar ainda mais a marca. Em 1994, a empresa foi adquirida pela Yopa, que preservou o Cornetto, mas nunca mais fabricou picolés como o Fura-Bolo, o Puxa, e o Gol.
Cica – Companhia Industrial de Conservas Alimentícias
Com o famoso slogan: “Se a marca é CICA bons produtos indica” (lembrou?), a empresa que foi fundada em 1941 em Jundiaí, no interior de São Paulo, fabricava não apenas o extrato de tomate Elefante, mas vários outros produtos, como molhos de pimenta, maionese, marmeladas e goiabadas. Em 1993, a empresa foi vendida para a Gessy Lever e a partir de 2002 deixou de ter sua logomarca impressa em seus produtos.
Kolynos
A Kolynos foi uma das pastas de dente mais conhecidas no país e foi vendida para a Colgate-Palmolive em 1997. Por decisão o Cade – Conselho de Administração de Defesa Econômica, órgão oficial e responsável que age contra monopólios, a marca teve que ficar suspensa por um período de quatro anos. O grupo que a adquiriu, para substituí-la, lançou o creme dental Sorriso. Após decorrido o prazo, decidiram que a Kolynos não voltaria mais a ser comercializada.
Kodak
A Kodak foi uma das empresas de maior sucesso no mundo. Criada em 1880, nos Estados Unidos, e foi a primeira empresa a lançar a máquina fotográfica e o filme de rolo, um verdadeiro sucesso para a época.
Mas, na década de 90, começou a entrar em declínio e pediu falência em 2012, quando perdeu mercado para a fotografia digital.
CCE
Quem nunca teve um eletrodoméstico da CCE? Também conhecida como Conserta, Conserta e Estraga… A marca marcou a memória dos brasileiros por devido a má qualidade de seus produtos. Na verdade, CCE significava Comercio de Componentes Eletrônicos e começou fabricando rádios e toca-fitas, chegou a ter 5 fábricas no Brasil e produziu TVs, aparelhos de som, vídeo-games, geladeiras e microondas. Em 2006, entrou no mercado de informática, com computadores, notebooks e celulares. Já em 2012 foi vendida para a Lenovo por R$ 300 milhões.