Série Mulheres artistas: Elisabeth Stienstra

Elisabeth Bea Stienstra nasceu no dia 6 de janeiro de 1967, nos Paises Baixos(Holanda). De 1984 a 1988 cursou artes na Minerva Academy em Groningen e, de 1988 a 1990, na Rijksakademie Van Beeldende Kusten, em Amesterdã, Holanda. Incluída na rota de arte pública de LUMC, em Leinden, suas obras são muitas vezes em tamanho natural ou grandes esculturas! De matérias e técnicas, considerados “clássicas” dentro das artes, como madeira, mármore, bronze ou combinadas entre elas, Elisabeth as utiliza.

Foto: Reprodução da internet

Suas figuras geralmente são femininas, com corpos inteiros ou fragmentados, e expõe os corpos como uma cosmologia e uma visão muito própria do mundo. Ela consegue unir magistralmente o contemporâneo e o antigo no mesmo trabalho. Vive e trabalha em Amsterdã.

Foto: Reprodução da internet

Um dos artistas mais populares da Holanda é Van Gogh (com suas telas densas de tintas e precursor do expressionismo, emblemático e com uma historia de vida conturbada). O País é berço de muitos outros artistas e de tradição no mundo das artes. Como vocês podem perceber, ela é uma das artistas mais próximas que já trouxe aqui para a coluna… Bom! Encontrei pouquíssimas informações sobre ela, por isso, mais fotos de obras! Afinal, conhece-se verdadeiramente o artista pelo trabalho, o resto é currículo. Mas, fica o espaço para quem puder me dar mais informações sobre ela!

Foto: Reprodução da internet

Achei as obras tão fantásticas e densas que não poderia perder a chance de compartilhar com vocês essa semana. Essa foi uma das artistas que conheci agora! E apesar dos Países Baixos serem um tanto quanto menos conhecidos nossos, vale muito a pena pesquisar sobre eles e sobre seus artistas. E claro, para quem tiver a chance , conhecer um dos museus mais importantes do mundo que é o do Van Gogh!

Carpe diem, pessoal! 

Angela Diana

Foto: Ana Paula Barcellos

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Foto: Reprodução da internet

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *