Metaverse Fashion Week: semana de moda do futuro apresenta coleções grifadas para avatares

Por Ana Paula Barcellos

Não é novidade que o mundo da Moda foi se tornando cada vez mais presente no mundo virtual – principalmente depois do início da pandemia. Desfiles on-line, modelos virtuais… designers e maisons conseguiram fazer essa transição com bastante tranquilidade, apesar dos desafios. E mesmo com a volta dos desfiles presenciais e dos consumidores às lojas, nenhum passo tem sido dado na direção contrária. O mundo da Moda marcha, a passos largos, rumo ao Metaverso!

Se lembram da coluna em que falei sobre roupas virtuais grifadas para avatares (veja aqui)?E dos tênis de grife virtuais para serem inseridos em fotos das redes sociais? Pois saiba que essa se tornou uma grande tendência, e que vem ganhando tanto espaço que foi criado um evento próprio para divulgar esse tipo de lançamento!

Anúncio do desfile da grife Estée Lauder, no domingo (27). Imagem: Divulgação

Trata-se da Metaverse Fashion Week, ou a Semana de Moda do Metaverso, em tradução livre. Uma semana de moda virtual toda voltada para esse tipo de trend: lançamentos grifados para serem usados no ambiente virtual (uma única apresentação física, com peças handmade, foi feita no dia 23).

Os modelos? Avatares. A plateia? Avatares. Além de avançar rumo ao Metaverso, a ideia seria a de que mais pessoas tenham acesso a esses lançamentos. E não é preciso pagar para participar do evento, basta se conectar à plataforma e acompanhar as apresentações.

Criação da grife The Fabricant, para a MVFW. Imagem: Divulgação

E a coisa está movimentada, tem muita gente apostando nisso como o grande lance do futuro que já está em curso: são mais de 60 marcas e designers de peso apresentando moda de luxo virtual. E a programação, que acontece na plataforma Decentraland, começou na quinta-feira (24) e segue até domingo (27), e inclui, além dos desfiles, palestras, inúmeros eventos de compras, experiências imersivas e até mesmo after parties, as badaladas festas pós-desfiles (para os avatares, claro).

Sophia, a robô. Modelo virtual que desfila boa parte dos looks grifados pela plataforma. Imagem: Divulgação

As apostas no Metaverso são altas e não partem apenas dos grandes do mundo da Moda. É muita gente acreditando que essa interação mais aprofundada com o mundo virtual realmente vai ser o futuro e que boa parte da humanidade vai passar a viver mais lá do que cá. E você, o que acha disso?

Ana Paula Barcellos

Escritora, designer de joias artesanais, marketeira e pesquisadora de tendências. Trabalha com as marcas Pinacola e Ana Diana.

Foto: A logo do evento. Imagem: Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.