Você aproveitou o calorão, esqueceu-se de passar protetor solar, abusou da exposição ao sol e agora está com a pele vermelha e ardendo? Não se preocupe! Existem algumas dicas e técnicas para minimizar tudo isso. Mas, lembre-se: o ideal mesmo é se prevenir, passando protetor solar e renovando-o a cada duas ou três horas, além de usar chapéus e bonés.
A falta de cuidados com a proteção de pele é a principal causa de queimaduras, que ficam aparentes na pele entre duas a seis horas depois da exposição solar. A queimadura passa por alguns estágios que vão desde a vermelhidão, a formação de bolhas, a escamação e a descamação. Caso isso ocorra, é preciso observar alguns cuidados, que podem ajudar a minimizar a dor e a recuperar a pele mais rapidamente. Mas, se ocorrer febre, aí será preciso procurar um médico, principalmente se for alguma queimadura mais grave.
Veja alguma dicas:
- Use compressa de água gelada com toalhas macias ou gaze para ajudar a baixar a temperatura corporal
- Repouse, descanse e não se esforce. A insolação traz cansaço e dores.
- Se houver febre, corra para o médico, que indicará o uso de medicamentos.
- Hidrate a pele passando cremes hidratantes, que ajudam a aliviar a dor.
- Hidrate o corpo bebendo muito líquido, principalmente água gelada, água de coco e sucos naturais.
- Evite uma nova exposição ao sol durante algum tempo.
- Não estoure as bolhas e, se elas estourarem sozinhas, não puxe a pele.
- Evite arrancar a pele descamada, pois ela protege a que está nascendo, por baixo.
Foto: Pixabay
Paula França Müller
Médica em Londrina, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) especialista em saúde da família e pós-graduada em dermatologia pelo Instituto Superior de Medicina (ISMD), de São Paulo.