Skip to content

HU abre programação Novembro Azul contra o câncer de próstata com podcast

Além do podcast, atividades de conscientização também serão realizadas

Agência UEL

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) adere, mais uma vez, à campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A comissão organizadora da Campanha do HU/UEL lança a primeira ação da programação deste ano, um episódio especial do podcast “HU-UEL com Você”, com o médico urologista Horário Alvarenga Moreira e o diretor Clínico do HU, Alcindo Cerci Neto. Acesse pelo YouTube ou Spotify.

LEIA TAMBÉM

Além do episódio, a Divisão de Ensino e Pesquisa (Depe) do HU promove, no dia 24 de novembro, uma palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e saúde do homem, às 9h30, no auditório do Hemocentro, exclusivamente para o público interno masculino do HU, com o residente da
Urologia João Scorpione.

A campanha Novembro Azul tem a função de conscientizar os homens sobre o câncer de maior incidência, o câncer de próstata. Contudo, somente compreender a doença não basta. É preciso compreender como ela afeta a vida de cada um, seus sintomas e, principalmente, as formas de prevenção.

Quais são as chances de ter câncer de próstata?

Conforme vamos envelhecendo, a próstata tende a aumentar, o que não necessariamente é um sintoma, e, sim, um processo natural que pode ou não causar o câncer. Mas, a idade não é o único fator, pois os jovens também podem sofrer com a doença, a depender do estilo de vida. Os principais fatores de riscos são envelhecimento, obesidade, tabagismo e histórico familiar.

Como diagnosticar o câncer precocemente?

Existem dois exames necessários para o diagnóstico: o exame de toque retal, que permite o urologista sentir a gravidade do caso, como o tamanho e o formato da próstata, para já começar o tratamento; e o exame de PSA, que consiste em extrair uma amostra de sangue do paciente para analisar a quantidade de proteína produzida pela próstata e rastrear o tumor. Os dois devem ser realizados preventivamente.

E os principais sintomas?

O câncer de próstata é uma doença silenciosa. A detecção precoce é possível apenas por meio do exame de toque e PSA. Quando os sintomas aparecem os tumores já estão avançados, o que dificulta o processo de cura. Por isso, é tão importante falarmos sobre prevenção e tratamento precoce. Os principais sintomas da doença são dificuldade em urinar, presença de sangue na urina ou sêmen, vontade de urinar mais frequentes no dia-a-dia; dores nas costas, testículos ou ossos e disfunção erétil.

Foto: Fundacentro/Divulgação

LEIA TAMBÉM – Quem tem prioridade à tramitação mais rápida dos processos judiciais?
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.