Skip to content

Congresso discutirá transtornos de dependências químicas e comportamentais e as atuais políticas públicas de tratamentos

Realizado pela Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), o evento será de 03 a 06 de setembro, em São Paulo, com especialistas dos setores público e privado

O LONDRINENSE com assessoria

A  Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD) comemora, em 2023, 45 anos com a realização do evento científico mais importante do setor: o XXVII Congresso da ABEAD que trará para discussão as políticas públicas de atendimento aos Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias e Transtornos Aditivos, também chamados comportamentais. O congresso, que é bianual, traz desta vez o tema “Diversidade: Eu, Tu, Eles…É Nós” para enfatizar que a adicção não é um problema apenas do usuário, mas de toda a sociedade e que é necessário uma soma de esforços para alcançar o objetivo comum: garantir políticas públicas coerentes e modernas, com assistência de qualidade às pessoas com transtornos por uso de substâncias e comportamentais e a seus familiares.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a presidente da ABEAD, a psiquiatra londrinense Alessandra Diehl, o debate deste tema é imprescindível diante da realidade brasileira na gestão das políticas públicas relacionadas ao tratamento, que ainda é cercado de ações sem suporte prático. “A ideia é que possamos englobar os mais diversos aspectos sendo debatidos não só no âmbito da saúde, mas também do Direito, da Assistência Social, da Enfermagem, com participação também de representantes do surf, do skatismo, entre outros. O Eu, Tu, Ele…é Nós! é para entender que todos são importantes para a construção dessa rede”, explica.

O Relatório Mundial sobre Drogas 2023, lançado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) na segunda-feira (26/06), mostra que, globalmente, mais de 296 milhões de pessoas usaram drogas, um aumento de 23% em relação à década anterior. O número de pessoas que sofrem de Transtornos por Uso de Substâncias (TUS), enquanto isso, disparou para 39,5 milhões, um aumento de 45% em 10 anos.

O evento será realizado de 3 a 6 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, capital. A cerimônia de abertura e palestra magna do congresso da Abead acontecem na segunda-feira (04/09), a partir das 19h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Abead.

Na palestra magna “Traduzindo ciência em políticas públicas: desafios da área das dependências” estará um dos maiores especialistas em dependência química no Brasil e doutor em Clínica Médica José Manoel Bertolote, que vai abordar a questão dos tratamentos oferecidos nas redes pública e privada do país. “A palestra magna irá informar os gestores da área sobre como fazer políticas públicas baseadas em evidências. Em outras palavras, é importante que os gestores compreendam que já existem boas práticas que funcionam em outros países e que as decisões não precisam mais ser baseadas em ‘achismos ou ideologias’, mas em evidências”, afirma Diehl.

Congresso da ABEAD terá 176 palestras

No total, no Congresso da ABEAD serão realizadas 176 palestras com profissionais especialistas e renomados de várias regiões do Brasil, referências dos setores público e privado, universidades, organizações não governamentais, organizações de assistência social, do direito, da educação e de saúde. Participam também palestrantes de organizações internacionais dos Estados Unidos, Canadá e Portugal.

LEIA TAMBÉM

Em cada evento, uma série de mesas redondas irá aprofundar o debate e promover a troca de conhecimento sobre os avanços na área, desde estudos sobre  substâncias conhecidas às sintéticas mais recentes, além de transtornos causados por dependências comportamentais como jogos eletrônicos, sexo e compulsão alimentar.

A presidente do XXXVII Congresso da ABEAD é a psiquiatra e professora da  PUC-RJ, Analice Gigliotti. Fazem parte da Comissão Científica os profissionais Alessandra Diehl, Marcelo Ribeiro, Renata Azevedo, Sabrina Presman, Lisia Von Diemen, Thiago Fidalgo, Felipe Ornell e Carolina Costa.

O evento tem o apoio da Clínica Clif, Progeres, Grupo Prevone, Grupo Erimus, International Society of Addiction Medicine (ISAM), Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do SUL (ATC-RS) e Artesã Editora.

Veja todas as informações sobre o evento e programação completa no site da ABEAD.

Sobre a ABEAD 

 Atualmente, com sede em Porto Alegre, RS, a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD) reúne psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, advogados, líderes comunitários, conselheiros, professores, entre outros profissionais, que trabalham com Transtornos por uso de substâncias e dependências comportamentais no Brasil e no exterior. 

Criada oficialmente em 1989, a preocupação dos profissionais da área da saúde em relação ao álcool surgiu no final dos anos 1970, em São Paulo, como um grupo interdisciplinar. Já no início da década de 1980 realizou o primeiro encontro nacional e, em seguida, ampliou o foco de estudos para outras drogas e as dependências comportamentais. Hoje a ABEAD é referência na discussão e implementação de  políticas de prevenção e tratamento do uso de drogas no Brasil e na América Latina. O Congresso, maior evento da associação, é realizado a cada dois anos.

Acesse https://abead.com.br e saiba mais.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.