Bananeira Brass Band se apresenta dentro do Circuito Terra Instrumental, que está percorrendo o país
O LONDRINENSE com assessoria
Indicada ao Grammy Latino de 2022, a curitibana Bananeira Brass Band é uma das quatro atrações selecionadas para o Circuito Terra Instrumental, festival inédito para celebrar a produção da música instrumental no Brasil. A fanfarra dançante fará uma apresentação gratuita neste sábado (06/05), a partir das 19h30, no Cultura Hall. A banda londrinense Mão Rítmica Azul é convidada especial e fará a abertura da noite.
Com influências das bandas de rua de New Orleans e da cultura das Brass Bands, o repertório do grupo mistura gêneros musicais que vão do funk ao baião, a Bananeira Brass Band é uma fanfarra brasileira. A Mão Rítmica Azul é um projeto de música instrumental de Londrina. São composições do Paulo Turazzi arranjadas para quarteto numa estética que mistura rock progressivo com jazz fusion e outras influências.
O Circuito Terra Instrumental é viabilizado via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Syngenta Proteção de Cultivos e realização da Brahmi Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.
O Paraná é o primeiro estado a receber o Circuito Terra Instrumental, um projeto independente e nacional, que percorre cinco paranaenses. Além das apresentações musicais, compõem o eixo principal das ações do programa uma residência artística, a gravação de um videoclipe e oficinas de audiovisual, disponibilizadas de forma gratuita.
Neste final de semana, haverá uma oficina de audiovisual em Cascavel. Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no https://circuitoterra.com.br/.
Videoclipe e música inédita
Com a proposta de intercâmbio e integração entre as ações propostas, artistas e o público, o “Circuito Terra Instrumental” iniciou com uma Residência Artística, com a produção musical assinada pela instrumentista, professora, arranjadora e produtora musical, Érica Silva. A atividade imersiva foi realizada em uma área rural próxima à Curitiba (PR), no mês de fevereiro. Os artistas selecionados participaram de uma imersão artística e compuseram e gravaram uma música.
Na segunda etapa, os artistas irão participar da gravação de um videoclipe desta nova composição. O lançamento será no próximo mês.
Oficinas audiovisuais
Outra ação formativa é a oficina “Cultura e Cidade: experimentações audiovisuais”, ministrada pelo jornalista e documentarista Fagner Bruno, que teve realização nas cidades de Londrina, Ponta Grossa e Cornélio Procópio.
Serviço:
Pocket Show Circuito Terra Instrumental
Data: 06/05/2023 – Sábado
Horário: 19h30
Local: Cultural Hall – R. Prof. João Cândido, 1156 – Centro – Londrina/PR
Artistas: Mão Rítmica Azul (Londrina) e Bananeira Brass Band (Curitiba)
Entrada Gratuita